Transitar no habitar e habitar transitando: nos rastos da experiência criativa de um pintor abstrato residente no Pisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136020006

Palavras-chave:

Temporalidade, Situação, Criação Artística, Sociologia Pragmatista, Pisão

Resumo

Tendo por fito a atividade de pintura abstrata de um residente numa instituição de apoio social, ensaiamos uma leitura a partir de uma pesquisa etnográfica de pendor pragmático-fenomenológico em curso que enfatiza a centralidade dos efeitos de temporalização na coordenação da ação situada. A experiência criativa inerente ao curso da ação da pintura requer que os atores que nela se envolvem se sincronizem e orientem, pelo que nos propomos identificar e descrever a pluralidade de temporalidades que pautam a pintura, bem como a malha de operações corporais, gestuais, objetais e discursivas que as imbricam.

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Biografia do Autor

José Manuel Resende, Universidade de Évora, Professor Catedrático de Sociologia

José Manuel Resende é professor catedrático de sociologia da Universidade de Évora, Évora, Portugal.

José Maria Carvalho, Universidade de Évora, Doutorando em Sociologia

José Maria Carvalho é doutorando em sociologia na Universidade de Évora, Évora, Portugal. 

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Publicado

13-09-2021

Como Citar

Resende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). Transitar no habitar e habitar transitando: nos rastos da experiência criativa de um pintor abstrato residente no Pisão. Sociedade E Estado, 36(02), 487–512. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136020006

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