Uma proposta de relação sistematizada de Consultores Ad Hoc por categoria de Editais de fomento à pesquisa e inovação da FAPDF

Autores

Palavras-chave:

Fomento à pesquisa, FAPDF, Consultores Ad Hoc, Ciência e Tecnologia.

Resumo

Este artigo apresenta o papel e a importância da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para a pesquisa e inovação na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). Para reforçar e manter tal importância se faz necessário investir em soluções e melhorias no processo de concepção, produção e homologação dos Editais da Fundação e, em seguida, o processo de avaliação técnica e cientifica das propostas submetidas. Sendo assim, a atuação de consultores Ad Hoc, é um ponto crítico de controle, que quando bem definida, tem tudo para contribuir para o bom desempenho das fundações de fomento à pesquisa. Como resultados do artigo, apresenta-se analises de Editais da FAPDF dos últimos 4 anos, em que foram estruturados em seis categorias: Apoio à participação em eventos; Promoção de eventos; Demandas espontâneas; Bolsas; Áreas Estratégicas e Potenciais; Inovação Empresarial e Industrial. Em seguida, apresenta-se o resultado da categorização dos consultores Ad Hoc, que foram organizados em quatro grupos: Professores Adjuntos; Professores Associados; Professores Titulares e Doutores Não Acadêmicos. Finalmente, os consultores Ad Hoc foram alinhados com as respectivas Categorias de Editais identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

SANTOS NETO, Alberto Abadia dos; OLIVEIRA, Luiz Guilherme de; MEDEIROS, Paulo Vinícius Menezes de; AGUIAR, Luane Sousa; RAMOS, Paula Daniella Prado; ALVES BORBA JUNIOR, Wilson. Uma proposta de relação sistematizada de Consultores Ad Hoc por categoria de Editais de fomento à pesquisa e inovação da FAPDF. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/52531. Acesso em: 27 abr. 2024.