Biopolítica em plataforma digital: Análise do discurso das lives do Presidente Jair Bolsonaro nos primeiros seis meses da pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Biopolítica, Jair Bolsonaro, Análise do Discurso, Covid-19

Resumo

O artigo almeja entender de que maneira o discurso biopolítico foi apropriado pelo Presidente Jair Bolsonaro em suas lives semanais nas plataformas de mídias sociais. Para tal, realiza uma Análise do Discurso das transcrições das lives nos primeiros seis meses da pandemia da Covid-19 (12 de março a 17 de setembro de 2020) no Youtube. Além disso, realiza uma análise lexical das palavras por meio do software Iramuteq, com a criação de nuvens de palavras e análises de similitude. Conclui-se que a manifestação biopolítica se dá a partir do uso de termos de cunho político com maior frequência do que termos associados à crise de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Miranda Gomes, Universidade de Brasília

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Bacharela em Ciência Política pela Universidade de Brasília. 

Johan von Behr, Universidade de Brasília

Licenciado em Letras - Português e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). 

Luciana de Oliveira Miranda, Universidade de Brasília

Bacharel em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1996) e Doutora em Administração pela UnB/PPGA (2013) . Professora adjunta da Universidade de Brasília - UnB, campus Planaltina.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

DE OLIVEIRA MIRANDA GOMES, Renata; VON BEHR, Johan; DE OLIVEIRA MIRANDA, Luciana. Biopolítica em plataforma digital: Análise do discurso das lives do Presidente Jair Bolsonaro nos primeiros seis meses da pandemia da Covid-19. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/45650. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos