Percepção dos servidores sobre a Lei de Acesso à Informação em uma organização universitária pública
Percepção dos servidores sobre a Lei de Acesso à Informação em uma organização universitária pública
Palavras-chave:
Acesso à Informação; Universidades; Transparência.Resumo
O presente estudo analisa a Lei de Acesso à Informação (LAI) em uma Universidade Pública, a partir da percepção dos seus servidores relativamente às competências de atendimento ao público, gestão de documentos e atendimento a pedidos de informação. Os resultados demonstram que essas atividades são comuns aos servidores, em que pese a percepção de falta de comunicação e integração entre os órgãos e a insuficiência de treinamentos relativos às atividades associadas ao atendimento a pedidos de informação. De outro lado, a percepção dos servidores se apresentou favorável à disponibilização automática de informações, de forma a reduzir custos com a prestação de informações e facilitar o acesso por parte do cidadão. Os achados podem subsidiar o diagnóstico da situação em Órgãos Públicos e ajudar nas decisões necessárias à correção das ações desenvolvidas no processo de implementação da LAI, em especial no tocante a treinamento dos servidores e na promoção de uma cultura onde a gestão de documentos e a automatização da disponibilização das informações seja colocado como o novo estágio de desenvolvimento a ser alcançado, apontando as mudanças de natureza organizacional e operacional necessárias à efetividade da implementação da Lei de Acesso à Informação na Instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria