Avaliação de quarta geração: uma análise das potencialidades e limitações baseada na experiência de avaliação do Programa Água para Todos

Autores

  • João Paulo Fiúza da Silva Centro de Pesquisa e Pós-graduação/Academia de Polícia Militar
  • Renata Simões Guimarães e Borges Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação de políticas públicas, Políticas públicas, Avaliação de programas sociais

Resumo

O presente ensaio teórico-empírico foi desenvolvido com o objetivo de analisar as potencialidades e limitações da avaliação de quarta geração (AV4G), modelo proposto por Guba e Lincoln (1989), de base social-construtivista. A análise se deu a partir da consideração de diversos estudos que utilizaram ou analisaram o modelo em questão e da experiência de utilização da AV4G pelos autores, quando da realização de pesquisa avaliativa acerca do Programa Água para Todos, no município de Bonito de Minas, estado de Minas Gerais. Como resultado, tem-se que a AV4G se mostra adequada às demandas de avaliação de políticas públicas na contemporaneidade, em um contexto hegemonicamente democrático, onde a participação nas decisões de interesse público é um valor caro para a gestão pública e para a sociedade. Embora haja o predomínio do uso da AV4G para avaliação de políticas públicas de saúde, esse modelo de avaliação também se mostra adequado para avaliação de políticas em outras áreas, especialmente quando combinado com outros modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADELMAN, Clem. Anything Goes Evaluation and Relativism. Evaluation, v. 2, n. 3, p. 291-305, 1996.

ALCÂNTARA, B. C. S.Reflexões sobre o potencial das políticas públicas democrático-populares locais para estudar possibilidades de um novo organizar. Cadernos EBAPE.BR, v. 5, n. 2, p. 1-14, 2007.

ALMEIDA, Brunna Carvalho; DE PAULA, Sílvio Luiz. Política de esporte e lazer: a elaboração de um instrumento de avaliação. Revista de Administração da UFSM, v. 8, n. 2, p. 249-266, 2015.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. Construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1978.

BIELEMANN, Valquíria de Lourdes M.; KANTORSKI, L. Prado; RIBEIRO BORGES, L.; GOPINGER CHIAVAGATTI, F.; WILLRICH, J. Quinzen; SOUZA, A. Suelene de; HECK, R. M. A inserção da família nos centros de atenção psicossocial sob a ótica de seus atores sociais. Texto & Contexto Enfermagem, v. 18, n. 1, 2009.

BOSI, Maria Lúcia Magalhães; PONTES, Ricardo José Soares; DE VASCONCELOS, Suziana Martins. Dimensões da qualidade na avaliação em saúde: concepções de gestores. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 2, p. 318-324, 2010.

BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Notas sobre a segunda avaliação externa do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde do Brasil-EPISUS: potencialidades do enfoque qualitativo-participativo. Saúde e Sociedade, v. 18, n. 3, p. 549-553, 2009.

BRASIL. Decreto n. .7535, de 26 de julho de 2011. Institui o Programa Nacional de Universalização do Acesso à Água ”“ “Água para Todos”. Brasília: Diário Oficial da União, 2011. Disponível em: <http://www.mi.gov.br/documents/10157/7552bcf2-8a6f-41f3-bd85-ff6d09f31adb> Acesso em: 22 Jul 2017.

BECHELAINE, Cinthia Helena de Oliveira; CKAGNAZAROFF, Ivan Beck. As Avaliações Vão Para a Gaveta? Uma revisão teórica dos fatores relacionados ao uso de avaliações de políticas públicas. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 17, n. 2, p. 78-93, 2014.

BRITO, Angela Xavier de; LEONARDOS, Ana Cristina. A identidade das pesquisas qualitativas: construção de um quadro analítico. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 7-38, 2001.

CAMATTA, Márcio Wagner; NASI, Cíntia; ADAMOLI, Angélica Nickel; KANTORSKI, Luiz Prado; SCHNEIDER, Jacó Fernando. Evaluation of a psychosocial care center: the view of the family. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 11, p. 4405-4414, 2011.

CAPOBIANGO, Ronan Pereira; SILVEIRA, Sueli de Fátima Ramos; ZERBATO, Cristiano; MENDES, Alcino Cipriano Argolo. Análise das redes de cooperação científica através do estudo das coautorias dos artigos publicados em eventos da Anpad sobre avaliação de políticas públicas. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 6, p. 1869-1890, 2011.

CARVALHO, M. O uso da teoria do julgamento social no estudo de políticas públicas. Cadernos EBAPE.BR, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2005.

CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos. Avaliação, informação e responsabilização no setor público. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 4, p. 993-1016, 2012.

COSTA, Frederico Lustosa da ; CASTANHAR, José Cezar. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. RAP Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, p. 969-92, 2003.

COUSINS, J. Bradley. Do evaluator and program practitioner perspectives converge in collaborative evaluation? Canadian Journal of Program Evaluation, v. 16, n. 2, p. 113-133, 2001.

CRUMPTON, Charles David; MEDEIROS, Janann Joslin; FERREIRA, Vicente da Rocha Soares; SOUSA, Marcos de Moraes; NAJBERG, Estela. Avaliação de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos: análise da pesquisa nos últimos 10 anos. Revista de Administração Pública, v. 50, n. 6, p. 981-1001, 2016.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, n. 24, p. 213-225, 2004.

ELLIOT, Ligia Gomes. Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 73, p. 941-964, 2011.

FERREIRA, Silvia Regina; OLSCHOWSKY, Agnes. Residência Integrada Em Saúde: a interação entre as diferentes áreas de conhecimento. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 30, n. 1, p. 106.

FONSECA, F.A trama conflituosa das políticas públicas: Lógicas e projetos em disputa. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. Edição Especial, p. 406-417, 2016.

FONTAN, Jean-Marc. L’évaluation de cinquième génération. Cahiers de Recherche Sociologique, [s.v], n. 35, p. 7-14, 2001

FURTADO, Juarez Pereira. Um método construtivista para a avaliação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 165-81, 2001.

FURTADO, Juarez Pereira; LAPERRIÈRE, Hélène. Parâmetros e paradigmas em meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 695-705, 2012.

GLANZNER, Cecília Helena; OLSCHOWSKY, Agnes; KANTORSKI, Luciane Prado. O trabalho como fonte de prazer: avaliação da equipe de um Centro de Atenção Psicossocial. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 3, p. 716-721, 2011.

GOMES, J. L.; BARBIERI, J. C. Gerenciamento de recursos hídricos no Brasil e no estado de São Paulo: um novo modelo de política pública. Cadernos EBAPE.BR, v. 2, n. 3, p. 1-21, 2004.

GREENE, Jennifer C.; DESTEFANO, Lizanne; BURGON, Holli; HALL, Jori. An educative, values" engaged approach to evaluating STEM educational programs. New Directions for Evaluation, v. 2006, n. 109, p. 53-71, 2006.

GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Naturalistic inquiry. London: Sage, 1985.

GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. London: Sage, 1989.

HALL, Jori N.; AHN, Jeehae; GREENE, Jennifer C. Values engagement in evaluation: Ideas, illustrations, and implications. American Journal of Evaluation, v. 33, n. 2, p. 195-207, 2012.

HANSSEN, Carl E.; LAWRENZ, Frances; DUNET, Diane O. Concurrent meta-evaluation: a critique. American Journal of Evaluation, v. 29, n. 4, p. 572-582, 2008.

HOUSE, Ernest; HOWE, Kenneth R. Values in evaluation and social research. London: Sage, 1999.

HOWLETT, Michael; RAMESH, M.; PERL, Anthony. Política pública: seus ciclos e subsistemas”“uma abordagem integral. São Paulo: Campus, 2013.

HUEBNER, Angela J.; BETTS, Sherry C. Examining fourth generation evaluation application to positive youth development. Evaluation, v. 5, n. 3, p. 340-358, 1999.

KANTORSKI, Luciane Prado et al. Avaliação de quarta geração: contribuições metodológicas para avaliação de serviços de saúde mental. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 343-355, 2009.

LAY, Margaret; PAPADOPOULOS, Irena. An exploration of fourth generation evaluation in practice. Evaluation, v. 13, n. 4, p. 495-504, 2007.

LINCOLN Y. S. Fourth generation evaluation in the new millennium. In: DONALDSON S. I.; SCRIVEN M., editors. Evaluating social programs and problems. Visions for the New Millennium. New Jersey: Lawrence Eribaum Associates Publishers, 2003.

MOREAU, Katherine Ann; CLARKIN, Chantalle Louise. Thinking beyond measurement, description and judgement: fourth generation evaluation in family-centered pediatric healthcare organizations. Journal of Multidisciplinary Evaluation, v. 8, n. 17, p. 33-45, 2011.

NEUFELD, Anne; RYAN, Alan G. Fourth-Generation Evaluation. The Canadian Journal of Program Evaluation, v. 3, n. 2, p. 77, 1988.

PATTON, Michael Quinn. Utilization-focused evaluation. 4.ed. London: Sage Publications, 2008.

RASELLA, Davide. Impacto do Programa Água para Todos (PAT) sobre a morbi-mortalidade por diarreia em crianças do Estado da Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 1, p. 40-50, 2013.

SCRIVEN, Michael. Key evaluation checklist (KEC). Retrieved April, v. 15, p. 2007, 2013.

SOUZA, Celina. "Estado do campo" da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 15-20, 2003.

STUFFLEBEAM, Daniel L. Meta-Evaluation. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, v. 7, n. 15, p. 99-158, 2011.

SWENSON, Melinda M. Using fourth-generation evaluation in nursing. Evaluation & the health professions, v. 14, n. 1, p. 79-87, 1991.

WILLRICH, Janaina Quinzen; KANTORSKI, Luciane Prado; CHIAVAGATTI, Fabieli Gopinger; CORTES, Jandro Moraes; ANTONACCI, Milena Hohmann. Os sentidos construídos na atenção à crise no território: o Centro de Atenção Psicossocial como protagonista. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 3, p. 657-663, 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

SILVA, João Paulo Fiúza da; RENATA SIMÕES GUIMARÃES E BORGES. Avaliação de quarta geração: uma análise das potencialidades e limitações baseada na experiência de avaliação do Programa Água para Todos. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/28349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos