JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE Os desafios do direito à Educação como forma de Ressocialização

Autores

  • Luana Gines Souza
  • Elizangela Fernandes Martins

DOI:

https://doi.org/10.18829/1802

Resumo

A pesquisa intitulada “Jovens e Adultos em Privação de Liberdade: os desafios para a
efetivação do direito à educação como forma de ressocialização” busca demonstrar o resultado
do trabalho de campo na ala feminina do Complexo Penal João Chaves, da cidade do Natal/RN,
por meio de observações e impressões expressas pelas apenadas apreendidas nos grupos focais, a
fim de conhecer a realidade do sistema prisional e desvelar as percepções das presas com relação
ao direito a educação. Analisa os diversos desafios para a efetivação da educação das apenadas
da ala feminina, bem como abarca as principais contribuições da educação no processo de
ressocialização visando o desenvolvimento integral das presas. Conforme identificado nos
resultados da pesquisa, mesmo que seja positivo o papel da educação na política de reinserção
social, defendemos que não se pode simplesmente implementar para esse fim, mas,
principalmente, que seja garantida como direito elementar das apenadas como pessoas humanas.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

SOUZA, L. G.; MARTINS, E. F. JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE Os desafios do direito à Educação como forma de Ressocialização. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2019. DOI: 10.18829/1802. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/25181. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos