Implantação e uso de um sistema de informação para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i1.17373Palavras-chave:
Sistemas de Informação. Administração Pública. Participação. Burocracia.Resumo
As tecnologias têm lançado alterações nas relações sociais, nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a implantação e o uso de um sistema de informação na integração do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da ação governamental empreendida pela Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE. A pesquisa se desenvolveu no âmbito da Administração Pública por considerar a participação cada vez mais ativa da população nas decisões que são tomadas em prol do seu país, estado ou cidade, revelando uma importância cada vez maior da modernização da máquina pública a partir da governança. A fundamentação teórica foi baseada nos conceitos de Sistema de Informação e Gestão Pública; Modelo burocrático Weberiano e implantação de um Sistema de Informação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os profissionais que trabalham com o sistema e consultas ao Projeto de Governança da Prefeitura. O paradigma de pesquisa identificado neste estudo é de caráter qualitativo de natureza exploratória e descritiva. Trata-se de uma pesquisa de campo e, simultaneamente, estudo de caso. As entrevistas foram levantadas com funcionários da Secretaria Executiva de Planejamento, Coordenação e Avaliação (SEPLAV) e funcionárias da Secretaria Executiva de Formação e Gestão de Pessoas (SEFOGEP). O estudo revelou que a implantação do Sistema mostrou a eficiência destas tecnologias na resolução das problemáticas do município e no cumprimento mais efetivo do planejamento estratégico. O trabalho ainda comprovou que os benefícios da utilização de sistemas de informação são inúmeros, propiciando um uso mais adequado das receitas públicas, integração das informações, flexibilidade e, sobretudo, transparência.
Downloads
Referências
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria General de Los Sistemas. México: FCE, 1995.
CAMPOS FILHO, Maurício Prates de. Os sistemas de informação e as modernas tendências da tecnologia e dos negócios. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 6, p. 33-45, 1994.
CRUZ, June Alisson Westarb. A burocracia fora do senso comum. Perspectivas Contemporâneas, v. 1, n. 1, 2006.
DE PAULA, Ana Paula Paes. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. São Paulo: FGV Editora, 2005.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev. adm. empresa. [online]. 1995, vol. 35, n. 2, pp. 57-63.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de pesquisa metodológica científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MATIAS-PEREIRA, J. Governança no Setor Público. Cidade: SP. Editora Atlas, 2010.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, 2000.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; SPINK, Peter. Reforma do Estado e administração pública gerencial. FGV Editora, 2007.
SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. Atlas, 2009.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília: UNB, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria