Reflexões sobre a alfabetização de adultos à luz dos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i12.26937Resumo
Este trabalho está baseado em parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPDDH), da Universidade de Brasília, no período de 2014 a 2016, cujos dados foram obtidos em entrevistas com estudantes adultos que estavam em processo de alfabetização. Essas pessoas  frequentavam, a noite, uma escola pública do Distrito Federal na Educação de Jovens e Adultos - EJA:1ªetapa/1º segmento. Este segmento e etapa recebe os adultos maiores de 15 anos que têm interesse na aprendizagem da leitura e escrita da língua materna. Nesse estudo, observa-se que antes de adentrar na análise de alguns dos dados coletados, há uma pequena abordagem dos aspectos socio-históricos relacionados a EJA, e a alfabetização de adultos, além dos direitos humanos.  Buscou-se conhecer de maneira geral quem são esses estudantes adultos que não sabem ler e escrever, bem como a importância que atribuem a leitura e a escrita em seus cotidianos. Além disso, indagou-se sobre a percepção que têm de direitos humanos, juntamente com a busca e garantia destes em suas vidas.Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria