Mídias Sociais Digitais e Administração Pública: o caso do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM)

Autores

  • Ana Claudia Farranha Universidade de Brasília
  • Luis Fernando Macedo Bessa Universidade de Brasília
  • Thaís Magalhães Rosa Universidade de Brasília
  • Marcos Melo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v1i2.15568

Palavras-chave:

Redes Sociais Digitais (Facebook). Informação. Democracia on-line.

Resumo

Esse trabalho tem por finalidade compreender a dinâmica que permeia a presença da Administração Pública em redes sociais. Para tanto, a rede escolhida foi o Facebook, a partir da apresentação de dados de dois Ministérios - Ministério do Desenvolvimento Social ”“ MDS e a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres ”“ SPM. Busca-se compreender em que medida o uso de uma fanpage pela Administração Pública proporciona a ampliação da informação, controle social e democracia online. As principais dimensões analisadas são: a informação postada em período específico; o conteúdo dessa informação e, principalmente, como essa informação é recebida pelos seguidores destes perfis. As questões investigadas nesse texto são: como os seguidores dos perfis percebem o sentido da informação disponibilizada nas redes sociais? É possível identificar se ela é compartilhada e comentada por esses seguidores? Do ponto de vista metodológico,  foi utilizada a observação das fanpages em período especifico, com coleta de dados e realização de entrevistas com os seguidores dos perfis. Como conclusão,  destaca-se o inegável potencial das mídias sociais digitais na  comunicação da atuação dos Ministérios estudados. Entretanto, apesar de muita informação disponibilizada há  pouca participação, o que demonstra que a presença na Administração Pública nas mídias sociais digitais ainda necessita de um uso mais politizado destes espaços.

 

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Biografia do Autor

Ana Claudia Farranha, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília - FD/UnB.

Luis Fernando Macedo Bessa, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília-UnB.

Thaís Magalhães Rosa, Universidade de Brasília

Graduanda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília-UnB.

Marcos Melo, Universidade de Brasília

Graduando em Gestão de Políticas Publicas pela Universidade de Brasília-UnB

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

FARRANHA, Ana Claudia; BESSA, Luis Fernando Macedo; ROSA, Thaís Magalhães; MELO, Marcos. Mídias Sociais Digitais e Administração Pública: o caso do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.18829/rp3.v1i2.15568. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/15281. Acesso em: 16 out. 2024.