O PAPEL DO REGIME INTERNACIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS DOMÉSTICAS DE MITIGAÇÃO NO SETOR DE ENERGIA

Autores

  • Max Sarney Almeida
  • Iure Paiva Universidade Federal de Paraíba Departamento do curso de Relações Internacionais (CCSA-UFPB) Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (CCHLA-UFPB)
  • Antonio Walber Matias Muniz

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v1i10.21570

Resumo

Este trabalho compreende um estudo sobre políticas de mitigação no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, tendo como objetivo destacar as políticas desenvolvidas pelas Partes no setor energético. Analisou-se as medidas implementadas em energias renováveis, devido ao seu comprovado potencial de mitigação. O tema tem sido fonte de diversos estudos e desenvolvimento de políticas em inúmeros países, com elevado montante de recursos direcionados ao setor. Os documentos compilados no âmbito da Convenção supracitada voltados a políticas de mitigação das mudanças climáticas foram essenciais para entender como países desenvolvidos e em desenvolvimento têm implementado uma transformação energética, que alavanque o desenvolvimento do setor com o intuito de conter as emissões dos Gases do Efeito Estufa. A pesquisa permitiu chegar à conclusão do papel da Convenção na promoção de políticas de mitigação, com destaque para a energia renovável, consideradas diversificadas e eficientes para a promoção sustentável do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Como Citar

ALMEIDA, Max Sarney; PAIVA, Iure; MUNIZ, Antonio Walber Matias. O PAPEL DO REGIME INTERNACIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PROMOÇÃO DE POLÍTICAS DOMÉSTICAS DE MITIGAÇÃO NO SETOR DE ENERGIA. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2017. DOI: 10.18829/rp3.v1i10.21570. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14583. Acesso em: 28 mar. 2024.