Estratégias de Implementação de Políticas de Assistência Estudantil: Experiência da Linha de Frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Wandilson Alisson Silva Lima UFBA
  • Eduardo Davel UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v1i10.25407

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, descrever e propor estratégias de implementação de políticas públicas de assistência estudantil da linha de frente fundamentada na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) busca a implementação de políticas orientadas para superar os desafios e alcançar a mudança desejada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano ”“ IF Sertão PE. A coleta de dados foi adquirida por documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: adoção de opções viáveis, promulgação da mudança, coordenação das atividades, avaliação das interações e análise de experiências-alvos das políticas de assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias de linha de frente, suas implicações e aplicações são apresentadas para que possam ser relevantes em outras instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Como Citar

LIMA, Wandilson Alisson Silva; DAVEL, Eduardo. Estratégias de Implementação de Políticas de Assistência Estudantil: Experiência da Linha de Frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2017. DOI: 10.18829/rp3.v1i10.25407. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14579. Acesso em: 18 abr. 2024.