Estratégias de Implementação de Políticas de Assistência Estudantil: Experiência da Linha de Frente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v1i10.25407Resumo
O objetivo deste artigo é discutir, descrever e propor estratégias de implementação de políticas públicas de assistência estudantil da linha de frente fundamentada na efetividade. A perspectiva da efetividade de Sandfort e Moulton (2015) busca a implementação de políticas orientadas para superar os desafios e alcançar a mudança desejada. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, por meio de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano ”“ IF Sertão PE. A coleta de dados foi adquirida por documentos, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. As análises das informações foram realizadas a partir dos principais processos de implementação: adoção de opções viáveis, promulgação da mudança, coordenação das atividades, avaliação das interações e análise de experiências-alvos das políticas de assistência estudantil. Os resultados da pesquisa discutem e fornecem um conjunto de estratégias para cada um desses processos, mantendo-se a aderência ao contexto da assistência estudantil. Essas estratégias de linha de frente, suas implicações e aplicações são apresentadas para que possam ser relevantes em outras instituições de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria