METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS EM AVALIAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS: Avaliação de programas de microcrédito do Banco do Nordeste no Ceará

Autores

  • Alcides Fernando Gussi
  • Raul da Fonseca Silva Thé
  • Janainna Edwiges de Oliveira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v0i2.12691

Resumo

Este trabalho é uma avaliação comparada de dois programas de microcrédito, do Banco do Nordeste, diferentemente tipificados no campo das microfinanças: o Crediamigo, microcrédito produtivo orientado, e o Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários - PAPPS, vinculado aos Fundos Rotativos Solidários - FRS, vertente das microfinanças solidárias. A metodologia de avaliação está centrada na etnografia, que permite apreender as representações, a visão de mundo e a perspectiva dos atores envolvidos nesses programas acerca do crédito e seus resultados. Os resultados apontam para diferentes impactos dos programas na renda dos beneficiários, mas também quanto a dimensões sociais e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

GUSSI, Alcides Fernando; THÉ, Raul da Fonseca Silva; PEREIRA, Janainna Edwiges de Oliveira. METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS EM AVALIAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS: Avaliação de programas de microcrédito do Banco do Nordeste no Ceará. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 2, p. 85–96, 2014. DOI: 10.18829/rp3.v0i2.12691. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14570. Acesso em: 27 abr. 2024.