AS OUVIDORIAS COMO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO REGULATÓRIO: DISCUSSÃO E ESTUDO DE CASO

Autores

  • Rafaela Paiva Brandão Lino Bacharel em Administração de Empresas pela UnB e Especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Transportes Terrestres pelo CEFTRU/UnB. Analista Administrativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
  • Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v0i2.12688

Resumo

Neste trabalho se analisa o papel das ouvidorias das agências reguladoras brasileiras como instrumentos de apoio ao processo decisório e às atividades de regulação e fiscalização, com o estudo de um caso prático da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Inicialmente, apresentam-se as características fundamentais das agências reguladoras no Brasil, com destaque para a harmonização dos interesses específicos de diversos usuários, empresas reguladas e governo. Discorre-se sobre o papel da Ouvidoria como mecanismo de participação social e canal permanente de relacionamento das agências com a sociedade. Argumenta-se que a importância das ouvidorias das agências reguladoras extrapola sua finalidade essencial de atendimento e resposta aos cidadãos, pois as manifestações registradas devem servir como subsídios para o planejamento da atividade finalística de cada agência. Por fim, apresenta-se, como estudo de caso, uma análise das reclamações registradas na Ouvidoria da ANTT, nos anos de 2010 e 2011, identificando os motivos mais recorrentes de insatisfação dos usuários.


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Publicado

2014-12-20

Como Citar

LINO, Rafaela Paiva Brandão; DE BRITTO, Paulo Augusto Pettenuzzo. AS OUVIDORIAS COMO MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO REGULATÓRIO: DISCUSSÃO E ESTUDO DE CASO. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 2, p. 18–40, 2014. DOI: 10.18829/rp3.v0i2.12688. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/14568. Acesso em: 27 abr. 2024.