A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a fase da implementação de dois cursos da Universidade Federal de Lavras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v11i2.26601

Palavras-chave:

políticas públicas. implementação. ensino a distância.

Resumo

Este estudo se dedica à análise da política pública de ensino a distância com foco na implementação dos cursos de Administração Pública e Letras-Português, desenvolvidos pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Desta forma o objetivo foi compreender o processo de implementação segundo a percepção de diferentes atores pertencentes ao quadro da Universidade, que estão envolvidos com a implementação dos cursos, e os coordenadores dos polos de apoio presencial dos municípios onde os mesmos são ofertados. A metodologia utilizada para esta investigação foi a análise qualitativa a partir da utilização dos métodos de estudo de caso e entrevista semiestruturada. O estudo apresentou as facilidades e dificuldades que os implementadores precisam monitorar para que a política pública possa atingir seu objetivo, destacando-se o trabalho articulado entre as equipes e o processo de institucionalização do ensino a distância no âmbito da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Loureiro Borba, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras ”“ UFLA. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Internacional de Curitiba. Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna. Professora colaboradora do NEAD/UFSJ. Professora na Universidade Federal de São João Del Rei. Atua como pesquisadora nas áreas de políticas públicas, desenvolvimento do Estado e cidadania.

Kelly Aparecida Torres, Universitária na Universidade Federal de São João Del Rei

estre e Graduada em Administração. Professora Universitária na Universidade Federal de São João Del Rei  professora no Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves - IPTAN.

Pablo Luiz Martins, Universidade Federal de São João Del Rei

Professor Efetivo Adjunto nível II, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucai - UNIVAS, Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP (2008), Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2006) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2005). Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, Membro Convidado do Comite Cientifico del Coloquio Internacional AOM-ISEOR (Lyon, France), Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFSJ), Docente pesquisador do núcleo de Educação à Distância - NEAD da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, Coordenador do Curso de Administração Pública - Modalidade a Distancia - UAB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distancia, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Controladoria, Estratégia, Co-Criação de Valor, Analise de Discurso, Contabilidade de Setores Específicos, Responsabilidade Social, Rotinas Trabalhistas, Gestão de Pessoas, Educação Continuada, Perfil Profissional do Profissional Contábil e Sistemas de Informações Contábeis.

Fabrício Molica de Mendonça, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Especialsta em Finanças (1987), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do CEFET-BH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Controladoria. Trabalha com pesquisa evolvendo os seguintes temas: Custos, Controladoria, Mapeamento de Processos, Logística Revesa, Micro e pequena empresa e Arranjos Produtivos Locais.

Referências

ALENCAR, E. Introdução à metodologia de pesquisa. Lavras: UFLA, 2000.

ALTHAUS, C., BRIDGMAN, P., DAVIS, G. The Australian policy handbook. Allen & Unwin Australia, 2013.

BONETTI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

BRASIL, Presidência da República. Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.html.

COWIE, N. “Observation”. In HEIGHAM, Juanita e CROKER, Robert A. (Orgs). Qualitative research in applied linguistics: a pratical introduction. Grã- Bretanha: Palgrave Macmillan, 2009.

FERREIRA, P. A. Gestão de políticas públicas : uma proposta de modelo processual de análise. ”“ Lavras: UFLA, 2011. (tese de doutorado)

FISHER, F; MILLER, G. J; SIDNEY, M. S. Handbook of public policy analysis: theory, politics, and methods (Public administration and public policy ; 125) Includes bibliographical references and index. ISBN-13: 978-1-57444-561-9.

FREEMAN, B. Revisiting the Policy Cycle. Association of Tertiary Education Management (ATEM) Developing Policy in Tertiary Institutions, Northern Metropolitan Institute of TAFE, Melbourne, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HILL, M. Implementação: uma visão geral. In: SARAVIA, E.; FERRRAREZI, E.(Orgs.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006. p. 61-88.

LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LIMA, L. L.; D’ASCENZI, L. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social ”“ ENAPEGS, São Paulo/SP, 2012.

LOTTA, G. S. Estilos de implementação: ampliando o olhar para análise de políticas públicas. In: Encontro de administração pública e governança, 3, 2008, Salvador. Anais… Salvador: ANPAD, 2008. CD-ROM.

MARTES, A.C.B. Modelos de avaliação de programas sociais prioritários: programa de apoio à gestão social no Brasil. NEPP/Unicamp ”“ Campinas- São Paulo. Jul/ 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? Disponível na Internet em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.html. Acesado em 20/10/2016.

O’BRIEN, K. J., LI, L. Selective pplicy implementation in rural China. Comparative Politics, v.31, n. 2, p. 167-186, 1999.

OLIVEIRA, J. A. P. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 273-288, mar./abr. 2006.

OLIVEIRA, A. F. de.; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: Editora PUC Goiás, 2010.

PIMENTEL, N. M. Educação a distância na formação continuada de educadores. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

RAULI, F. Monitoramento das políticas públicas de Curitiba: uma avaliação crítica sob a ótica dos indicadores de desenvolvimento sustentável. 2007. 182 p. Dissertação (Mestrado em Organizações e Desenvolvimento)-Centro Universitário Franciscano, Curitiba. 2007.

RUA, M. G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. Programa de Apoio a Gerência Social no Brasil, BID. 1997. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ceam/webceam/nucleos/omni/observa/downloads/pol_publicas.PDF>. Acesso em: 13 out. 2008.

SARAVIA, E. Introdução à teoria da política pública. In:SARAVIA, E.; FERRAREZI, E (orgs.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006, v. 1, p.21-42

SCHLEGEL, R. Educação como política pública: por que os retornos políticos merecem ser avaliados. Revista E- Legis, n. 7, p. 7-21. ISSN 2175.0688. Brasília, 2011.

SILVA NETO, A. V.; SERRA, M. A. As políticas de transporte no Paraná: uma análise do Governo Lerner - 1995-2002. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 113, p.129-145, jul./dez. 2007.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-44. jul./dez. 2006.

PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods. p. 169-186. Beverly Hills, CA: Sage 1990.

PEREIRA, J. R. (Org.). Gestão Social de Políticas Públicas. Lavras, Editora UFLA, 2011.

VAQUERO, B. R. La implementación de políticas públicas. Díkaion Revista, v.21, n.16, p. 135-156. Universidade de La Sabana. Chía/Colômbia, Nov, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

BORBA, Érika Loureiro; TORRES, Kelly Aparecida; MARTINS, Pablo Luiz; MENDONÇA, Fabrício Molica de. A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a fase da implementação de dois cursos da Universidade Federal de Lavras. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.18829/rp3.v11i2.26601. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/12453. Acesso em: 23 nov. 2024.