A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a fase da implementação de dois cursos da Universidade Federal de Lavras
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v11i2.26601Palavras-chave:
políticas públicas. implementação. ensino a distância.Resumo
Este estudo se dedica à análise da política pública de ensino a distância com foco na implementação dos cursos de Administração Pública e Letras-Português, desenvolvidos pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Desta forma o objetivo foi compreender o processo de implementação segundo a percepção de diferentes atores pertencentes ao quadro da Universidade, que estão envolvidos com a implementação dos cursos, e os coordenadores dos polos de apoio presencial dos municípios onde os mesmos são ofertados. A metodologia utilizada para esta investigação foi a análise qualitativa a partir da utilização dos métodos de estudo de caso e entrevista semiestruturada. O estudo apresentou as facilidades e dificuldades que os implementadores precisam monitorar para que a política pública possa atingir seu objetivo, destacando-se o trabalho articulado entre as equipes e o processo de institucionalização do ensino a distância no âmbito da universidade.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. Introdução à metodologia de pesquisa. Lavras: UFLA, 2000.
ALTHAUS, C., BRIDGMAN, P., DAVIS, G. The Australian policy handbook. Allen & Unwin Australia, 2013.
BONETTI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
BRASIL, Presidência da República. Decreto 5.800 de 08 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.html.
COWIE, N. “Observation”. In HEIGHAM, Juanita e CROKER, Robert A. (Orgs). Qualitative research in applied linguistics: a pratical introduction. Grã- Bretanha: Palgrave Macmillan, 2009.
FERREIRA, P. A. Gestão de políticas públicas : uma proposta de modelo processual de análise. ”“ Lavras: UFLA, 2011. (tese de doutorado)
FISHER, F; MILLER, G. J; SIDNEY, M. S. Handbook of public policy analysis: theory, politics, and methods (Public administration and public policy ; 125) Includes bibliographical references and index. ISBN-13: 978-1-57444-561-9.
FREEMAN, B. Revisiting the Policy Cycle. Association of Tertiary Education Management (ATEM) Developing Policy in Tertiary Institutions, Northern Metropolitan Institute of TAFE, Melbourne, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HILL, M. Implementação: uma visão geral. In: SARAVIA, E.; FERRRAREZI, E.(Orgs.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006. p. 61-88.
LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LIMA, L. L.; D’ASCENZI, L. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social ”“ ENAPEGS, São Paulo/SP, 2012.
LOTTA, G. S. Estilos de implementação: ampliando o olhar para análise de políticas públicas. In: Encontro de administração pública e governança, 3, 2008, Salvador. Anais… Salvador: ANPAD, 2008. CD-ROM.
MARTES, A.C.B. Modelos de avaliação de programas sociais prioritários: programa de apoio à gestão social no Brasil. NEPP/Unicamp ”“ Campinas- São Paulo. Jul/ 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? Disponível na Internet em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.html. Acesado em 20/10/2016.
O’BRIEN, K. J., LI, L. Selective pplicy implementation in rural China. Comparative Politics, v.31, n. 2, p. 167-186, 1999.
OLIVEIRA, J. A. P. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 273-288, mar./abr. 2006.
OLIVEIRA, A. F. de.; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: Editora PUC Goiás, 2010.
PIMENTEL, N. M. Educação a distância na formação continuada de educadores. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
RAULI, F. Monitoramento das políticas públicas de Curitiba: uma avaliação crítica sob a ótica dos indicadores de desenvolvimento sustentável. 2007. 182 p. Dissertação (Mestrado em Organizações e Desenvolvimento)-Centro Universitário Franciscano, Curitiba. 2007.
RUA, M. G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. Programa de Apoio a Gerência Social no Brasil, BID. 1997. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ceam/webceam/nucleos/omni/observa/downloads/pol_publicas.PDF>. Acesso em: 13 out. 2008.
SARAVIA, E. Introdução à teoria da política pública. In:SARAVIA, E.; FERRAREZI, E (orgs.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006, v. 1, p.21-42
SCHLEGEL, R. Educação como política pública: por que os retornos políticos merecem ser avaliados. Revista E- Legis, n. 7, p. 7-21. ISSN 2175.0688. Brasília, 2011.
SILVA NETO, A. V.; SERRA, M. A. As políticas de transporte no Paraná: uma análise do Governo Lerner - 1995-2002. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 113, p.129-145, jul./dez. 2007.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-44. jul./dez. 2006.
PATTON, M. Qualitative evaluation and research methods. p. 169-186. Beverly Hills, CA: Sage 1990.
PEREIRA, J. R. (Org.). Gestão Social de Políticas Públicas. Lavras, Editora UFLA, 2011.
VAQUERO, B. R. La implementación de políticas públicas. Díkaion Revista, v.21, n.16, p. 135-156. Universidade de La Sabana. Chía/Colômbia, Nov, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria