ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE GERENCIAL DE PREFEITOS: UM ESTUDO A PARTIR DA IDEIA DE DOMINAÇÃO EM MAX WEBER

Autores

  • Thales Albino Santos Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP) https://orcid.org/0000-0002-4614-1357
  • João Melo Costa de Campos Júnior Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v1i11.28100

Palavras-chave:

Prefeitos. Dominação. Tipo Ideal. Dominação Legal.

Resumo

O interesse deste artigo é analisar as ações administrativas dos prefeitos oriundas de suas relações sociais e políticas e compreender em que fundamento a sua autoridade está baseada. Segundo a teoria de dominação de Max Weber (2000), a autoridade do soberano pode estar baseada em três tipos puros legítimos de dominação, a saber: dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal. A metodologia apoiou se numa abordagem qualitativa e no método Tipo Ideal de Weber que é um instrumento investigativo que possibilita o cientista social compreender se as ações do líder estão sendo orientadas pela tradição, pelo carisma ou pela legalidade. Foram entrevistados sete prefeitos da região do Alto Paranaíba do Estado de Minas Gerais, tendo optado pela análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados obtidos possibilitaram entender que os prefeitos entrevistados agem de acordo com a legalidade e que suas vontades e desejos estão subordinados as leis pelas quais pautam seus atos. Portanto, de acordo com os estudos de dominação de Max Weber atrelados com a realidade social e política dos prefeitos, a dominação legal apresentou como base legítima do reconhecimento da autoridade dos gestores públicos municipais por parte das pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Albino Santos, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP)

Estudante do curso de Administração da UFV/CRP e ex-bolsista de iniciação científica do PIBIC/CNPq por 1 ano e meio. Atua e desenvolve projetos de pesquisas nas áreas de administração pública e políticas públicas.

João Melo Costa de Campos Júnior, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Professor Associado I .

Doutor em CIências Sociais Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar).

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENDIX, R. Max Weber: Das Werk. Darstellung, Analyse, Ergebnisse. Trad. do original em inglês para o alemão por Renate Rausch. München: Piper, 1960.
COHN, G. Café Filosófico: a Sociologia de Weber. YoutubeBR, 16 Jul. 2013. 51’11”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qU_zUBTsILQ>. Acesso em: 23 Ago. 2017.
COHN, G. Weber. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.
GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. de. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K.; MELO, R. B. de; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 301-323.
LAKATOS, E .M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
WEBER, Max. Economia e sociedade. 4 ed. Brasília, DF, v.1: UnB, 2000.
______. Economia e sociedade. Brasília, DF, v. 2: UnB, 1999.
______. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
______. Ensaios de sociologia. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2002.
______. Ensaios sobre a teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Centauro, 2003.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Como Citar

SANTOS, Thales Albino; CAMPOS JÚNIOR, João Melo Costa de. ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE GERENCIAL DE PREFEITOS: UM ESTUDO A PARTIR DA IDEIA DE DOMINAÇÃO EM MAX WEBER. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2018. DOI: 10.18829/rp3.v1i11.28100. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/11630. Acesso em: 5 maio. 2024.