Análise da Condução de Calor em Paredes de Vedação
Palavras-chave:
Heat Transfer, Energy Efficiency, Civil Construction, ExperimentsResumo
Devido à crescente preocupação com o meio ambiente, com a crise de energia gerada pelo consumo excessivo de sistemas de climatização e buscando aumentar satisfação dos seres humanos com o conforto do ambiente construído, tem - se que os estudo da transferência de calor nas edificações torna-se fundamental para que os projetistas possam conceber suas obras seguindo os parâmetros da eficiência energética das edificações. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar 4 configurações de paredes comumente utilizadas na construção civil, sob o ponto de vista da transferência de calor, bem como verificar a melhoria do desempenho térmico das paredes ao se acrescentar alguma estratégia passiva de conforto térmico, representada neste trabalho pela utilização do brise-soleil. A partir da realização dos experimentos, foi possível calcular os valores de fluxo de calor e fluxo médio de calor, bem como estimar a quantidade de calor que atravessou as paredes durante o intervalo de tempo do experimento. Analisando os resultados, pode-se observar a influência da resistência térmica e do fenômeno de inercia térmica no comportamento das paredes, além de se verificar uma melhoria considerável no desempenho das paredes ao se utilizar o brise – soleil.
Downloads
Referências
SENGER, S. C. T.; Determinação das Propriedades Térmicas de Materiais de Construção Através do Método do Regime Regular e sua Aplicação na Transferência de Calor de Paredes. 2012. 119p. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Ijuí, 2012.
SANTIN, O. G.; ITARD, L; VISSCHER, H. The effect of occupancy and building characteristics on energy use for space and water heating in Dutch residential stock. Energy and Buildings, 2009, pp 1223–1232.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW Editores, 2014. 382 p.
GASPARINI, R. R.; MOURA, L. M.; JABUR, A. S.; Análise do Uso da Lã de Vidro como Isolante Térmico em Edificações. XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído - ENTAC 2006. 8p. Florianópolis. 2006.
MOTTIN, M. H.; Isolamento Térmico em Fachadas pelo Exterior: Redução do Consumo Energético da Edificação para fins de Conforto Térmico. Lajeado, 2015. 121p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro Universitário Univates. 2015.
DOEBBER, A. T. N.; Estudo Para Redução do Impacto Térmico em Paredes de Alvenaria: Influência das Cores e do uso do Brise – Soleil. 2010. 120 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Curso de Engenharia Civil, Departamento de Tecnologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Desempenho térmico de edificações – Parte 1: Definições, símbolos e unidades. NBR 15220-1. Rio de Janeiro, 2003. 8 p.
ROCHA, A. M. Avaliação das condições de conforto térmico ao calor em edificações habitacionais multipavimentadas na cidade de Ijuí - RS. Ijuí – RS, 2004. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2004.
RUPP, R. F. Análise da transferência de calor em paredes compostas por tijolos maciços. 2009. 119 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Curso de Engenharia Civil, Departamento de Tecnologia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2009.
MAXIM. DS18B20 Programmable Resolution 1-Wire Digital Thermometer- DATASHEET COMPLETE. Maxim Integrated Products, 2015.
INCROPERA, F. P.; DE-WITT, D. P. Fundamentos de Transferência de Calor e Massa. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos. 2011. 672p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Desempenho térmico de edificações – Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. NBR 15220-2. Rio de Janeiro, 2003. 21 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.