Método de analogia de grelha: análise numérica de lajes maciças de concreto armado
Palavras-chave:
Analogia de grelha, Análise estrutural, Concreto armado, LajesResumo
A determinação de esforços solicitantes em lajes de concreto têm sido tema de interesse visando a elaboração de projetos e análises estruturais, dadas as dificuldades inerentes ao estudo de elementos contínuos. Atualmente, técnicas numéricas como o Método dos Elementos Finitos (MEF) e o método de analogia de grelha têm sido amplamente implementadas em ferramentas computacionais, sendo este último uma simplificação por discretização da laje em um sistema de barras ortogonais uniformemente espaçadas, de modo a constituir uma grelha de características compatíveis à estrutura original. Este trabalho tem por objetivo analisar o método de analogia de grelha aplicado a lajes maciças de concreto armado retangulares e em “L”, de forma a encontrar o espaçamento de malha e constante de torção (J) que confira precisão adequada à determinação de esforços e deslocamentos, comparando-os às soluções por elementos finitos e Teoria de Flexão de Placas. Ao final das análises, percebeu-se grande compatibilidade na obtenção de momentos de flexão e deslocamentos comparados ao MEF, a partir do uso das relações J/I=1,5 e J/I=2,5, respectivamente, para espaçamentos entre barras na ordem de quinze a trinta centímetros.
Downloads
Referências
Carvalho, R. C.; Figueiredo Filho; J. R. de. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado, 4º ed.; EdUFSCar: São Carlos, Brasil, 2015.
Timoshenko, S. P.; Woinowsky-Krieger, S. Theory of plates and shells, 2º ed.; McGraw-Hill: Singapura, 1970.
Araújo, J. M. de. Curso de Concreto Armado, 4º ed.; Dunas: Rio Grande, Brasil, 2014.
Kalmanok, A. S. Manual para calculo de placas, 1º ed; Inter Ciencia: Montevideo, Uruguai, 1961.
Bares, R. Tablas para el cálculo de placas y vigas parede, 1º ed; Gustavo Gili: Barcelona, Espanha, 1970.
Coelho, J. D. Modelagem de lajes de concreto armado por Analogia de Grelha, Dissertação de Mestrado, PPGEC-UFSC, Florianópolis, 2000.
Stramandinoli, J. S. B. Contribuição à análise de lajes nervuradas por Analogia de Grelha, Dissertação de Mestrado, PPGEC-UFSC, Florianópolis, 2003.
Hambly, E. C. Bridge deck behavior, 1º ed; Chapman and Hall: Londres, Inglaterra, 1976.
Carvalho, R. C. Análise não linear de pavimentos de edifícios de concreto atraves da analogia de grelha, Tese de Doutorado, EESC-USP, São Carlos, 1994.
Gere, J. M.; Weaver Jr., W. Análise de estruturas reticuladas, 1º ed; Guanabara Dois S. A: Rio de Janeiro, Brasil, 1981.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, Rio de Janeiro, Brasil, 2014.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações, Rio de Janeiro, Brasil, 2019.
Comité Euro-internacional du Betón. CEB-FIP Model Code 1990, Thomas Telford, Londres, Inglaterra, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.