ANÁLISE DE LIGAÇÕES SOLDADAS ENTRE VIGAS DE SEÇÃO “I” E PILARES EM PERFIS TUBULARES
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20757Palavras-chave:
Seções retangulares. Ligações. Semirrigidez. Método dos elementos finitos. Análise numérica.Resumo
O estudo da rigidez de ligações presente neste trabalho será desenvolvido a partir de ligações soldadas compostas por vigas em perfis metálicos de seção “I” e pilares tubulares de seção retangular. Para obtenção de resultados, serão realizadas análises numéricas fundamentadas no Método dos Elementos Finitos e modeladas por meio do software comercial ANSYS. Será estudado um modelo de ligação entre viga e pilar de extremidade, considerando o biengastamento das extremidades do pilar, sem a aplicação de carga axial, e a flexão da viga por meio de controle de deslocamento. Como parâmetro de
análise, é adotada uma seção tubular retangular única para o pilar e variada a esbeltez da viga, trabalhando com três diferentes seções de perfil tipo “I” laminado. Foram realizadas análises numéricas e teóricas para verificação da rigidez da ligação, sendo o comportamento semirrígido destas ligações caracterizado por meio das curvas momento-rotação relativa dos modelos. Foi verificado também o deslocamento vertical do modelos, em comparação com as prescrições analíticas.
Downloads
Referências
CIDECT, (2010). Wardenier, J., Packer, J. A., Zhao, X. -L., van der Vegte, G. J. Hollow section in structural applications.
Lu, L. H., 1997. The static strength of I-beam to rectangular hollow section column connections. PhD Thesis. Delft University, Netherlands.
Machado, R. B., 2013. Análise numérica e experimental de ligações soldadas na direção de menor inércia do pilar. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Ouro Preto.
Nunes, T. C., 2012. Análise de ligações metálicas soldadas dentre pilar de seção RHS e viga de seção I. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto.
Reis, S. L. F., 2011. Análise teórico-experimental de ligações metálicas soldadas entre coluna em perfil tubular circular e viga em perfil de seção transversal “I”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.