CONTROLE DE UMA AERONAVE FLEXÍVEL

Autores

  • Rafaella Barrêto Campos UNIFEI
  • Sebastião Simões da Cunha Júnior UNIFEI
  • Marcelo Santiago de Sousa UNIFEI
  • Nycolas de Lima Santos UNIFEI
  • Caue da Silva Camilo UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i20.15006

Resumo

A aviação civil e militar vem buscando ao longo dos anos uma modernização das aeronaves com vias a se ter dispositivos com maior capacidade de carga, menor peso estrutural e maior eficiência aerodinâmica. Com o surgimento dos chamados materiais compósitos (fibra de carbono, dentre outras) abrem-se novas possibilidades de se terem aeronaves mais sofisticadas e de diferentes comportamentos. Seguindo esta tendência, avaliou-se o comportamento de uma aeronave com características de grande flexibilidade, o avião B-1, o que influi na capacidade de voo da aeronave, com vias de utilização futura da mesma categoria de não tripulada. Assim, aplicou-se uma lei de controle não linear com a técnica do regulador integrativo universal que foi capaz de permitir que a aeronave percorra uma trajetória pré-estabelecida sem a necessidade de interferência humana. Foi feita formulação matemática da aeronave (dinâmica), lei de controle e simulações numéricas como forma de comprovar a eficácia e robustez da lei de controle adotada. Palavras-chaves: Aeronáutica, Aeronave flexível, Controle não linear, Regulador integrativo universal.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Campos, R. B., Júnior, S. S. da C., Sousa, M. S. de, Santos, N. de L., & Camilo, C. da S. (2017). CONTROLE DE UMA AERONAVE FLEXÍVEL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(20), 79–88. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i20.15006

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