ESTUDO NÚMERICO DE PERFIL AERODINAMICO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i20.14999Resumo
A aerodinâmica vem sendo estudada ao longo da história, com significativo
crescimento dos métodos para compreender os efeitos do escoamento de um fluido ao redor de um objeto. Para que seja possível essa aplicação é necessária um estudo dos perfis alares, os quais oferecem a sustentação necessária para o voo, para quantificar as forças atuantes sobre o mesmo. Existem dificuldades para obtenção de resultados representativos por modelamento matemático, devido à complexidade e extensão destes. As dificuldades existentes em experimentos se devem a fatores de escala em túneis de vento e custos de
fabricação de protótipos. O pacote computacional comercial STAR-CCM+ da CD-Adapco é um programa de simulação numérica baseado no Método de Volume Finitos, e foi utilizado neste trabalho, para simular os efeitos aerodinâmicos dos perfis NACA 64A-318 e MH201 13,08%. Com o Airfoil Tools obteve os perfis similares e comparados um com outro e avaliados: eficiência aerodinâmico, coeficiente de sustentação e coeficiente de arrasto. Através dos resultados obtidos percebeu-se que a modificação possibilitaria ao projeto da
aeronave, economia de combustível ou possibilidade de incremento de carga.
Palavra-chave: Aerodinâmica, NACA, CD-Adapco, Curvas polares.
Downloads
Referências
Anderson, John. Fundamentals of Aerodynamics, 3. ed. Nova York. McGraw-Hill, 2001.
Biasi, Fabio. Principais Tipos de Arrasto nas Aeronaves. AeroDesign, São Paulo, V.2, n. 7, 2010.
Blazek, J. Computational Fluid Dynamics: Principles and Applications.2. ed. Oxford: Elsevier, 2005;
ESSS. Engenharia Assistida por Computador: o que é e como funciona?. Disponível em: < http://www.esss.com.br/blog/category/artigos-tecnicos/ >. Acesso em: 04 out. 2014.
Fernandes, Marcos Paulo Gomes, Rocha, Paulo Alexandre Costa, Carneiro, Francisco Olímpio Moura. Avaliação de resultados de simulação numérica de escoamento sobre o perfil NACA 2410 utilizando o OpenFOAM com diferentes modelos de turbulência. In: VI Congresso Nacional De Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande, Anais... ABCM, 2010.
Khoopaee, Mk. Effect of flow regime change from subsonic to transonic on the air loads of an oscillating airfoil. Journal of fluids and structures, [S.I], v.50, n. 1, 2014. Disponivel em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889974614001492>. Acesso em: 20 set. 2015.
Ribeiro, Fernanda Alves; Análise Aerodinâmica De Perfis De Asa Para Aeronaves Experimentais Tipo Jn-1. Dissertação de Mestrado ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 80p, 2011.
Versteeg, H. K., Malalasekera, W. An introduction to computational fluid dynamics: The finite volume method.1. ed. Harlow: Longman Scientific&Technical, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.