MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE

Autores

  • Lucival Malcher Universidade de Brasília
  • André Nepomuceno Trajano
  • Leonel L. D. Morales

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i33.14418

Resumo

 

 Abstract. As válvulas Blowout Preventer (BOP) são projetadas para serem acionadas em casos de emergência impondo uma força de compressão no tubo, que irá causar deformações plásticas, até provocar a ruptura do tubo. Segundo o relatório apresentado pela Det Norske Veritas em 2011, os registros fotográficos da tubulação mostram que a BOP funcionou, porém não atuou de forma adequada, ao invés de selar o tubo, apenas realizou um esmagamento do material. Desta forma, há indícios de falha de funcionamento do dispositivo de segurança, este fato pode ter direta relação com a forma que são projetados esses dispositivos, iniciando pelo critérios de falha considerando os modelos matemáticos utilizados. Com base nas informações anteriores se faz necessário realizar investigações para propor critérios de projeto que atendam às exigências desse tipo de dispositivos, levando em consideração que as tubulações aonde as válvulas atuam apresentam propriedades elasto-plásticas. Este trabalho tem por objetivo realizar a modelagem computacional deste dispositivo considerando um estágio de funcionamento, simulando o acionamento e, assim, analisar os resultados numéricos. Serão incluídos no modelo a geometria do ríser e dois aríetes que constituem o mecanismo da válvula, com suas propriedades correspondentes. Inicialmente, foi implementado o modelo elastoplástico considerando endurecimento isotrópico. A partir dos resultados preliminares será possível avaliar o modelo utilizado e, posteriormente, realizar as modificações necessárias para aprimorar o estudo.

Palavras Chaves: Modelagem, BOP, Critérios de Falha, Elasto-plástico

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Malcher, L., Trajano, A. N., & L. D. Morales, L. (2017). MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(33). https://doi.org/10.26512/ripe.v2i33.14418