ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO COM DIFERENTES MODELAGENS DA ZONA DE TRANSIÇÃO EM ELEMENTOS FINITOS NA ESCALA MESOSCÓPICA

Autores

  • Wanessa Mesquita Godoi Quaresma
  • José Julio de Cerqueira Pituba

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i29.21792

Palavras-chave:

Modelos Multiescala. Concreto. Fratura Coesiva. Zona de Transição Interfacial. Plasticidade.

Resumo

Este trabalho trata do estudo do comportamento mecânico do concreto utilizando uma proposta de modelagem numérica bidimensional em escala mesoscópica. O material é considerado como composto por três fases consistindo de zona de interface, matriz e inclusões. Uma das abordagens permite que a zona de interface seja modelada por meio de elementos finitos coesivos de contato, onde um modelo de fratura e contato recentemente proposto é incorporado ao elemento. Por outro lado, a zona de transição pode ser modelada por elementos finitos triangulares onde o modelo de Mohr-Coulomb com características de menor resistência em relação à argamassa, é utilizado. A inclusão é considerada um material elástico linear e a matriz é um material elastoplástico obedecendo ao modelo de Mohr-Coulomb. Objetiva-se avaliar as potencialidades e limitações de uma proposta de modelagem do comportamento mecânico de materiais heterogêneos, como o concreto. Pretende-se,portanto, obter respostas macroscópicas complexas do comportamento mecânico do concreto utilizando modelos constitutivos simples, em formulação e quantidade de parâmetros,empregados na mesoescala segundo uma modelagem baseada em técnica de homogeneização usando um procedimento em elementos finitos dentro de uma teoria Multiescala. Os resultados encontrados demonstram que as modelagens propostas apresentam resultados promissores para o emprego numa modelagem multiescala.

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Referências

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Publicado

2017-02-10

Como Citar

Quaresma, W. M. G., & Pituba, J. J. de C. (2017). ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO COM DIFERENTES MODELAGENS DA ZONA DE TRANSIÇÃO EM ELEMENTOS FINITOS NA ESCALA MESOSCÓPICA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(29), 94–103. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i29.21792