MODELAGEM NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE PILARES DE CONCRETO ARMADO REFORÇADOS COM PRFC USANDO O MODELO CONSTITUTIVO CONCRETE DAMAGED PLASTICITY

Autores

  • Eduardo Alcino de Farias Marques Universidade Federal do Ceará
  • Tereza Denyse Pereira de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20965

Palavras-chave:

ABAQUS. Compósitos de Fibra de Carbono. Concrete Damaged Plasticity. Modelo Constitutivo. Reforço de Pilares de Concreto.

Resumo

A deterioração de estruturas compromete sua segurança estrutural, devendo ser restabelecida através de soluções de reabilitação ou reforço das mesmas. Sistemas de reforço utilizando compósitos de fibra de carbono (PRFC) têm sido cada vez mais empregados na Construção Civil, sobretudo, por suas excelentes propriedades mecânicas aliadas ao seu baixo peso, apesar do seu alto custo em comparação com outras técnicas. Modelos computacionais proporcionam uma visão mais aprofundada do problema, permitindo avaliar parâmetros que não podem ser obtidos por outras técnicas. O Concrete Damaged Plasticity (CDP) é um modelo baseado na plasticidade e no dano do material, sendo utilizado para modelar o concreto e outros materiais quase frágeis. Este artigo busca por meio de simulações numéricas, realizadas com o uso da ferramenta computacional ABAQUS, validar o modelo constitutivo CDP e melhor caracterizar os mecanismos resistentes e de deformação de pilares de concreto armado encamisados com PRFC. A validação do CDP é realizada comparando o comportamento dos modelos com exemplos numéricos encontrados na literatura. Para quantificar os efeitos do confinamento de pilares de concreto armado pelo encamisamento com PRFC são comparados os resultados do pilar reforçado com fibra de carbono com os resultados dos pilares de concreto simples e de concreto armado.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Marques, E. A. de F., & Araújo, T. D. P. de. (2017). MODELAGEM NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE PILARES DE CONCRETO ARMADO REFORÇADOS COM PRFC USANDO O MODELO CONSTITUTIVO CONCRETE DAMAGED PLASTICITY. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(18), 273–290. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20965