IDENTIFICAÇÃO MODAL DE PONTES FERROVIÁRIAS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS E MODELAGEM NUMÉRICA VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Authors

  • Marcela Santos da Silva UFOP
  • Francisco de Assis das Neves UFOP

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20871

Keywords:

Análise modal operacional. Análise dinâmica de pontes. Modelagem numérica.

Abstract

A utilização e os efeitos do tempo podem afetar o comportamento de uma estrutura. Problemas como pequenas fissuras, oxidação de elementos de aço e até mesmo deslocamentos excessivos em alguns pontos poderão surgir. Em virtude disso, o monitoramento de pontes por meio de ensaios experimentais tem ganhado mais importância nos dias atuais, por permitir a identificação das suas características dinâmicas. Tais características (frequências naturais, modos de vibração e taxa de amortecimento) podem ser obtidas por meio de ensaios tradicionais de vibração forçada, que se baseiam na medição da resposta da estrutura sujeita a uma excitação induzida com magnitude conhecida, ou a partir de ensaios de vibração livre ou ambiente, em que apenas a resposta da estrutura é medida. No presente trabalho o objeto de estudo é uma ponte em concreto armado, com extensão total de 60 metros, constituída por 03 (três) vãos contínuos de 20 metros cada. Nele serão feitas análises, utilizando os dados obtidos experimentalmente no ensaio de vibração com características aleatórias. O software comercial ARTeMIS Modal será utilizado com o intuito de extrair os parâmetros modais da estrutura, para posteriormente compará-los com os obtidos no modelo numérico, desenvolvido no CSI Bridge.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABNT NBR 15307:2006 - Ensaios não destrutivos ”“ Provas de cargas dinâmicas em grandes

estruturas ”“ Procedimento.

Brincker, R.; Zhang, L.; Andersen, P., 2001. Modal identification of output-only systems

using frequency domain decomposition. Smart Materials Structures 10. p. 441”“445.

Herlufsen, H., Andersen, P., Gade, S. and Møller, N., 2006. Identification techniques for

operational modal analysis ”“ an overview and practical experiences. Proceedings of the

IMAC-XXIV: Conference on Structural Dynamics. St Louis, Missouri, USA, January.

Lobato, S. L. A; Sampaio, R. A. C; Rosa Neto, J. P; Quiroz. R. L; Souza, R. M; Amador, S.

D. R., 2008. Análise Modal Experimental de uma ponte metálica ferroviária. In:

Construmetal. São Paulo, Brasil.

Martha, L. F., 2010. Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos. Elsevier, Rio de

Janeiro.

Rodrigues Júnior, J., S., Carneiro, M., F., J., R., Sampaio, C., A., R., Daltro, M., A., Silva, S.,

M., Leal, C., A., M., Moraes, E., Queiroz, B., F., A., 2012. Relatório Final - Obra de Arte

Especial n. 44 ”“ Ponte sobre o Rio Martírio. Belém, Pará.

Rodrigues, J., 2004. Identificação Modal Estocástica Métodos de Análise e Aplicações em

Estruturas de Engenharia Civil. Tese de Doutorado. Departamento de Engenharia Civil,

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Tavares, O., A., M., 2013. Identificação Modal e Monitorização Dinâmica de uma Ponte em

Arco. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia

da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Published

2018-12-19

How to Cite

Silva, M. S. da, & Neves, F. de A. das. (2018). IDENTIFICAÇÃO MODAL DE PONTES FERROVIÁRIAS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS E MODELAGEM NUMÉRICA VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(22), 125–145. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20871