COMPORTAMENTO À FLEXO-COMPRESSÃO DE PILARES MISTOS DE AÇO E CONCRETO TUBULARES CIRCULARES PREENCHIDOS COM CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Authors

  • João Victor Fragoso Dias UFES
  • Harlley Davidson Gomes UFES
  • Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20764

Keywords:

Pilar Misto Tubular. Análise Numérica. Concreto de Alto Desempenho. Resistência à Flexo-Compressão.

Abstract

 Pilares mistos de aço e concreto são muito utilizados em países da Europa, América e Ásia, mas no Brasil ainda possuem uso restrito. As normas NBR 8800 (2008) e NBR 16239 (2013) tratam do dimensionamento desses pilares, referenciando a NBR 6118 quanto a questões relativas à resistência do concreto estrutural. A versão de 2014 da NBR 6118 incorporou o uso de concretos de alto desempenho sendo assim, estudos são necessários para avaliar se as prescrições normativas permanecem válidas para pilares mistos preenchidos com concretos de maior resistência. No presente estudo, foi analisado o comportamento estrutural de pilares mistos tubulares circulares preenchidos com concreto de alto desempenho submetidos à flexo-compressão. Análises numéricas foram realizadas por meio do método dos elementos finitos utilizando-se o software ANSYS visando à obtenção das curvas de interação Esforço Nomal ”“ Momento Fletor destes pilares. O modelo numérico foi devidamente aferido com resultados experimentais da literatura. A influência de parâmetros tais como a resistência do concreto, dimensões da seção transversal e a esbeltez global do pilar foi avaliada e os resultados obtidos nas simulações computacionais foram então confrontados com os previstos pelas normas brasileira, americana e europeia. Conclusões a respeito da aplicabilidade das normas de dimensionamento foram discutidas.

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Published

2017-01-10

How to Cite

Dias, J. V. F., Gomes, H. D., & Calenzani, A. F. G. (2017). COMPORTAMENTO À FLEXO-COMPRESSÃO DE PILARES MISTOS DE AÇO E CONCRETO TUBULARES CIRCULARES PREENCHIDOS COM CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 218–233. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20764