ESTUDO DE TRELIÇAS PLANAS E ESPACIAIS UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON E O SOFTWARE VTK
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i27.14448Abstract
Resumo. Cada vez mais se tem construído ferramentas computacionais voltadas para o ensino/aprendizagem de análise de estruturas e, variadas são as opções de linguagens de programação e softwares para computação gráfica (inclusive tipo código aberto) utilizados com esta finalidade. Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento de treliças 2D e 3D no âmbito linear-elástico mediante a construção de um código desenvolvido com a linguagem de programação Python e o pacote numérico NumPy. A formulação dos elementos de barra é descrita. Exemplos extraídos de literaturas conhecidas foram analisados e, na visualização gráfica das respostas obtidas se explorou as funcionalidades do programa Visualization Toolkit (VTK). Comparados os resultados fica comprovada a eficiência dos algoritmos construídos para solução dos problemas estudados. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Treliça, MEF, Python, NumPy, VTKDownloads
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