Linguagem Python e Jupyter Notebook: uma proposta didática a fim de determinar o preço adequado à venda utilizando conceitos de Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Métodos Numéricos

A didactic proposal to determine the appropriate selling price using concepts from Linear Algebra, Differential Calculus, and Numerical Methods

Autores

  • Luís Fernandes Saucedo Souza Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cristiana Andrade Poffal Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Python, Métodos Numéricos, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial, Ensino.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática, prevista no projeto de pesquisa e ensino
intitulado “Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional”, onde quer-se determinar o preço adequado de
venda de um produto, a fim de maximizar o lucro de uma empresa fictícia utilizando a linguagem Python, a plataforma
Github e a ferramenta computacional Jupyter Notebook. Para atingir os objetivos propostos, obtêm-se as funções que
melhor descrevem a previsão de demanda e do lucro através de uma interpolação polinomial. Os métodos de Newton,
Secante e Bissecção são aplicados na solução do problema. Os resultados e um estudo comparativo, bem como os
notebooks gerados, são apresentados na plataforma GitHub. A presente proposta pretende, através de uma atividade
didática, desenvolver a capacidade dos acadêmicos de organizar ideias e promover a apreensão de conceitos de
Cálculo Diferencial, Álgebra Linear e Métodos Numéricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anton, H. A.; Rorres, C. Álgebra linear com aplicações, 10 ed.; Bookman: Porto Alegre, Brasil, 2012.

Barbosa, L. C.; Rodriguez, B. D. do A.; Poffal, C. A. O Ensino de Limites utilizando a Linguagem Python. Anais do X Encontro Regional de Matemática Aplicada do Rio Grande Do Sul, 2020.

Barbosa, A. C. de C.; Rojas, A.; Concordido, C. F. R.; Carvalhaes, C. G. Cálculo Diferencial e Integral de Funções de uma Variável com Python. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2019.

Batista, N. A.; Alves, G. B.; Gonzaga, A. L.; Brandão, M. A..GitSED: Um Conjunto de Dados com Informações Sociais baseado no GitHub. Proceedings of the Satellite Events of the 32nd Brazilian Symposium on Databases, 2017.

Duval, R. Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática; Papirus: São Paulo, Brasil, 2003.

Fassarela, L. S. Desconexão procedimental e programação no ensino-aprendizagem da Matemática: considerações a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, 2020, 15, pp. 01-24.

Frasson, F., Lamburú, C. E., Zompero, A. de F. Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal: Uma Releitura da Teoria Ausubeliana. Contexto e Educação, 2019, 34 (108), pp. 303-318.

Jupyter. Disponível em: https://jupyter.org/. Acesso em: 08 mai. 2023.

Menezes, N. N. C. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

Oliveira, R. Economia e mundo do trabalho do amanhã dependem da matemática. Disponível em: https://porvir.org/economia-e-mundo-do-trabalho-do-amanha-dependem-da-matematica. Acesso em: 07 fev. 2023.

Pereira, B. A.; Pereira, S. A.; Filho, M. R. L. Educação Matemática e linguagens de programação: um levantamento de artigos sobre a Educação Básica. Ensino da Matemática em Debate, 2022, v. 9, n. 3, pp. 94-116.

Pereira, G. M. de A., Rodriguez, B. D. do A., Poffal, C. A. Linguagem Python e Jupyter Notebok: Um problema de distribuição de temperatura em uma placa. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional RJ, 2021.

Ruggiero, M. A., Gomes, V. L. Cálculo Numérico: Aspectos teóricos e computacionais, 2 ed.; Pearson Makron Books: São Paulo, Brasil, 2019.

Santos, Mônica Romana de Oliveira; Fassarella, Lúcio Souza. “Programação aplicada ao ensino de matemática sob a perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica: uma experiência didática com as noções de variáveis dependente e independente na função afim”. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2023, v. 12, n. 28, pp. 287-310.

Santos, V. L. dos, Lourenço, M. M., Granja, A. P., Lopes, Camila A., Blass, L. Aplicação do Método de Newton, Secante E Bisseção para Definição de Preço Adequado à Venda. Anais do 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2018, v. 10, n. 1.

Silva, L. M. O. da; Machado, M. A. S. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade: funções de uma e mais variáveis.; Cengage Learning: São Paulo, Brasil, 2010.

Sgorla, K., Custódio, K. Z., Máximo, J. C. Projeto Novos Rumos 4.0: Pedagogia Crítica, Metodologias Ativas e Desenvolvimento Humano No Ensino De Programação Básica. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 2020, v. 13, n. 1, pp. 120-136.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Saucedo Souza, L. F., Denicol do Amaral Rodriguez, B., & Andrade Poffal, C. (2024). Linguagem Python e Jupyter Notebook: uma proposta didática a fim de determinar o preço adequado à venda utilizando conceitos de Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Métodos Numéricos: A didactic proposal to determine the appropriate selling price using concepts from Linear Algebra, Differential Calculus, and Numerical Methods. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 9(2), 66–74. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/52305