Identificação de regiões suscetíveis à contaminação por óleo na Lagoa dos Patos
Palavras-chave:
Vazamento de óleo; Lagoa dos Patos; Ãndice de Sensibilidade do Litoral; Modelagem numérica; TELEMAC-3DResumo
O presente estudo consiste em simular eventos de derrame de óleo na região portuária de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, com aplicação da modelagem numérica. Para isso, foi realizada uma simulação hidrodinâmica de 365 dias, sendo esta equivalente à s médias diárias calculadas entre 2003 e 2015. Ademais, simulações de vazamento de óleo foram utilizadas para identificar as principais forçantes que controlam o deslocamento da mancha, assim como, seu destino final. Os resultados mostraram que a tendência do deslocamento do óleo ocorre devido à combinação dos efeitos do vento e da descarga dos afluentes da Lagoa dos Patos. Durante os períodos de verão e primavera, os ventos de Nordeste resultaram mais frequentes, sendo estes os principais responsáveis pelo deslocamento das manchas de óleo. Além disso, a descarga dos afluentes apresentou valores abaixo de 2500 m³/s, tornando a ação das correntes menos significativas. Nos meses mais frios, a alta descarga dos afluentes foi combinada ao efeito direto das correntes para deslocamento do óleo, tornando o efeito do vento menos significativo. Em relação à suscetibilidade à chegada do óleo, é possível ressaltar que o Super Porto foi o mais afetado em todas as estações do ano, seguido de Marismas, que foi destacado como o mais preocupante, uma vez que apresentou grandes concentrações de óleo e possui o maior Índice de Sensibilidade do Litoral. Por fim, as informações disponibilizadas sobre possíveis vazamentos no estuário da Lagoa dos Patos, contribuem com planos de contingência, e possibilitam uma resposta rápida à contaminação neste ambiente.
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