MODELAGEM DA DINÂMICA MULTICORPOS DE UMA BANCADA DE TESTES PARA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO EM ASSENTO AUTOMOTIVO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i31.21336Palavras-chave:
Bancada experimental. Assento. VCI. Multicorpos. Motorista.Resumo
Na área veicular, a busca pelo conforto, seja do motoristas ou dos passageiros, é uma constante pelos engenheiros. As vibrações provenientes do sistema de powertrain, do contato pneu/pista e principalmente do sistema de suspensão são transmitidas para o assento e consequentemente ao ser humano. Minimizar a vibração que atinge o indivíduo no interior do veículo é atualmente uma realidade em toda area de projeto veicular. Para isto, a utilização de bancadas de testes são recomendadas, ao contrário da realização de medições in situ quando o veículo já foi projetado e fabricado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo a proposição, modelagem e simulação computacional de uma bancada de testes para ensaios experimentais de vibração em corpo inteiro(VCI) em assentos automotivos, em especial de ônibus rodoviário, e ainda que seja funcional para adaptação a diferentes modelos de assentos. A bancada em questão foi modelada em software comercial de dinâmica multicorpos (ADAMS View®). Primeiramente esta foi modelada como um sistemas de dois graus de liberdade(GDL) para obtenção da aceleração no assento.Com o intuito de verificar se o modelo simplificado de 2GDL possui resposta condizente com um modelo mais detalhado, este ultimo também foi modelado e simulado. As respostas de aceleração no assento proveniente de ambos os modelos foram comparadas. Vale ressaltar que as simulações foram realizadas para dois níveis de forças diferentes: o equivalente a dois
shakers eletrodinâmicos diferentes, visando analisar a viabilidade da utilização destes. As respostas obtidas com cada modelo e a análise dos resultados são apresentados, tendo em vista que o assento da bancada seja excitada por um nível de vibração significativo.
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