ANÁLISE PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE SILENCIADORES REATIVOS: MODELAGEM 2D E 3D
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i5.21253Palavras-chave:
Silenciadores acústicos, Perda de transmissão, Elementos finitos, Modelagem 2D, Modelagem 3DResumo
Um dos principais desafios da indústria automotiva é o desenvolvimento de estratégias para adequação de seus produtos a níveis de ruído aceitáveis visando conforto e atendimento à legislação. Destaca-se, portanto, a utilização de silenciadores (ou filtros) acústicos, em especial do tipo reativo por ser eficaz em frequências tonais e de baixo custo. Dentre os parâmetros de avaliação de desempenho acústico de silenciadores define-se a Perda de Transmissão (Tranmission Loss-TL). A TL pode ser estimada por métodos analíticos ou computacionais, destacando-se o Método de Elementos Finitos (MEF). Neste contexto, este trabalho apresenta a modelagem em MEF de silenciadores reativos utilizando o software comercial Ansys® para estimativa da TL. Três configurações de silenciadores foram analisadas, cujo objetivo principal é avaliar para cada uma a influência do tipo de malha adotada: bidimensional (2D) e tridimensional (3D), considerando também o modelo 3D fracionado (1/6 do volume completo), na TL estimada. A estimativa da TL foi realizada dentro da faixa de frequência com propagação de ondas planas, para que então a modelagem 2D possa ser comparada à modelagem 3D. Os resultados mostraram que os modelos 2D geraram curvas de TL com formas semelhantes aquelas obtidas com os modelos 3D, porém com magnitude significativamente reduzida. Já os modelos 3D fracionados apresentaram boa concordância com os obtidos com o volume completo, e com tempo de processamento expressivamente reduzido (aproximadamente 98%), sendo portando a opção mais viável para análise numérica de silenciadores com simetria de geometria.
Downloads
Referências
ANSYS, 2009. Theory Reference Release 16.0. Documentation for ANSYS. United States of America
Fahy, F., 2001. Foundations of engineering acoustics. New York: Academic Press.
Gerges, S.N.Y., 2000. Ruído: fundamentos e controle. Florianópolis Editora: NR LVA.
Howard, C.Q., Cazzolact, B.S., 2015. Acoustic analyses using MATLAB and ANSYS. Boca Raton: CRC Press.
Munjal, M. L., 1998 Analysis and design of mufflers ”“ an overview of research at the indian institute of science. Journal of Sound and Vibration, v. 211, n. 3, pp. 425-433.
Nunes, M.A., 2009. Utilização de síntese modal de componentes e particionamento axial de dutos para controle dos modos acústicos de alta ordem. Tese de doutorado. Universidade Federal de Uberlândia.
Pascal, A.M., 2005. Análise de sistemas reativos para controle de ruído em dutos pelo método dos elementos finitos Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.