VALIDACAO ANATOMICA DE MODELO COMPUTACIONAL DO QUADRIL APOS CORRECAO E SUAVIZACAO DE MALHA

Autores

  • Fabiane Grazielle Silva UFJF
  • Flavia de Souza Bastos UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i11.21264

Palavras-chave:

Biomecanica articular, Processamento de imagem, Modelagem geométrica

Resumo

A artrose e um problema de saude publica mundial. Trata-se de doenca degenerativa das articulacoes, de car´ater progressivo e de etiologia multifatorial, que diminui a qualidade de vida e a funcao dos indivıduos acometidos. Do ponto de vista social e economico os impactos sao enormes. Uma das articulacoes mais acometidas ´e a do quadril. O ambiente de biomecanica nas articulacoes e a chave para o entendimento da origem e evolucao de varias desordens. Neste trabalho sera abordada a modelagem computacional da articulacao do quadril.Um modelo geometrico virtual baseado em tomografia computadorizada tomada nas direcoes axial, sagital e coronal foi construido atrav´es de protocolo de conversao de imagem usando Invesalius 3.0. A partir da importacao da imagem, foi selecionada a regiao de interesse e aplicada mascara com limiar personalizado. Apos serem apagadas as areas nao contidas na regiao de interesse, realizou-se a geracao de superficie com o metodo de suavizacao sensıvel ao contexto e em seguida foi configurada a superfıcie tridimensional para exportacao em arquivo (.stl). Este arquivo tem um tamanho excessivo de pontos, o que dificulta a sua manipulacao em qualquer programa de modelagem geometrica e de analise, por exemplo, pelo metodo dos elementos finitos. Por isso, foi estabelecido um protocolo de correcao de malha e suavizacao no programa MeshLab. Um algoritmo de otimizacao, simplificacao e reconstrucao da malha foi aplicado controlando-se as normais, curvaturas e orientacoes, baseado em parametros tais como percentual de reducao no n´umero de elementos da malha e numero alvo de faces. Foram escolhidos 5 pontos anatomicos de localizacao clınica estrategica e as suas coordenadas foram tomadas em relacao a um sistema referencial de planos ortogonais frontal (coronal), lateral direito (sagital) e de topo no programa de modelagem geom´etrica SketchUp. Al´em disso,utilizando o CloudCompare comparamos a malha original com as varias malhas suavizadas para avaliar qual seria a suavizacao para uma malha adequada, para isso, utilizamos de testes estatısticos. Apos a obtencao da malha adequada, continuamos o trabalho no Sketchup onde tracamos splines na regiao de interesse e com o molde formado por estas splines tomamos a guia que se encaixa no osso do quadril em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ryan Bitton. The economic burden of osteoarthritis. The American journal of managed care, 15(8 Suppl):S230”“5, 2009.

Paolo Cignoni, Marco Callieri, Massimiliano Corsini, Matteo Dellepiane, Fabio Ganovelli, and Guido Ranzuglia. Meshlab: an open-source mesh processing tool. In Eurographics Italian Chapter Conference, volume 2008, pages 129”“136, 2008.

Minist´erio da Sa´ude. Portal da sa´ude, 2016. URL http://portal.saude.gov.br/.

D Girardeau-Montaut. Cloud compare””3d point cloud and mesh processing software. Open Source Project, 2015.

Cl´audio Lu´Ä±s Hayasaki and EA CAPELLO SOUSA. Modelagem de estruturas ´osseas e pr´oteses atrav´es do m´etodo dos elementos finitos. Simp´osio em Engenharia de Produc¸ ˜ao-Simpep, 13: 1”“12, 2006.

Miguel Rocha, Jo˜ao P Pereira, and Ant´onio Vieira de Castro. 3d modeling mechanisms for educational resources in medical and health area. In 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2011), pages 1”“6. IEEE, 2011.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Silva, F. G., & Bastos, F. de S. (2017). VALIDACAO ANATOMICA DE MODELO COMPUTACIONAL DO QUADRIL APOS CORRECAO E SUAVIZACAO DE MALHA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(11), 34–44. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i11.21264