ANÁLISE DE CONTROLE DE ESCOAMENTO EM AERONAVES USANDO FOTOELASTICIDADE PARA VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE PROTÓTIPOS FEITOS DE RESINAS TRANSPARENTES
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21046Palavras-chave:
Análise estrutural. Elementos finitos. Foto elasticidade. Limite de escoamento. Aerodinâmica.Resumo
No contexto do estudo dinâmico do escoamento, o artigo mostra uma metodologia inédita. Há uma grande dificuldade em determinar o momento de transição do fluxo laminar para turbulento em ensaios experimentais, além disso, muitos dos modelos em escala empregados em análises em túnel de vento costumam ter um custo razoável e demandam um tempo elevado de construção. Este trabalho conta com uma verificação de modelos numéricos de aerodinâmicos através do ensaio em túnel de vento com uso de lentes de fotoelasticidade e câmeras fotográficas, o que permitirá verificar o momento em que as tensões aumentam sobre o modelo e determinar a transição dos regimes. Também, a produção de modelos em resina transparente desenvolvidos em ferramenta de CAD, traz ao projeto um ganho de tempo, redução de custos e possibilidade de experimentação inovadora. Considerando o aspecto da redução do arraste proveniente do ar, a intenção de estabelecer uma correlação das melhores medidas de controle do escoamento a baixos custos representa a possibilidade de emprego imediato das tecnologias, com significativa economia nos âmbitos do consumo de combustível e manutenção de componentes de superfície, além de possibilitar maiores velocidades e, consequentemente, redução do tempo de voo. Simulações computacionais verificam os dados experimentais.
Downloads
Referências
A380 Specification. Airbus. Disponível em: < http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a380family/specifications/>. Acesso em: 12 de Junho de 2016.
Wilcox, David C (1998). Turbulence Modeling for CFD. 2 ed. Anaheim: DCW Industries, 1998. pp. 174.
Magalhães, Cristina Almeida. Análise de novos métodos numéricos na técnica fotoelástica digital usando o deslocamento de fase. 2011. 350 f. Tese (Doutorado) ”“ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Belo Horizonte.
Studart, N.; Dahmen, S. R. A Física do Voo em Sala de Aula. Física na escola, v. 7, n. 2, 2006. p.36 ”“ 42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.