IDENTIFICAÇÃO MODAL DE PONTES FERROVIÁRIAS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS E MODELAGEM NUMÉRICA VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20871Palavras-chave:
Análise modal operacional. Análise dinâmica de pontes. Modelagem numérica.Resumo
A utilização e os efeitos do tempo podem afetar o comportamento de uma estrutura. Problemas como pequenas fissuras, oxidação de elementos de aço e até mesmo deslocamentos excessivos em alguns pontos poderão surgir. Em virtude disso, o monitoramento de pontes por meio de ensaios experimentais tem ganhado mais importância nos dias atuais, por permitir a identificação das suas características dinâmicas. Tais características (frequências naturais, modos de vibração e taxa de amortecimento) podem ser obtidas por meio de ensaios tradicionais de vibração forçada, que se baseiam na medição da resposta da estrutura sujeita a uma excitação induzida com magnitude conhecida, ou a partir de ensaios de vibração livre ou ambiente, em que apenas a resposta da estrutura é medida. No presente trabalho o objeto de estudo é uma ponte em concreto armado, com extensão total de 60 metros, constituída por 03 (três) vãos contínuos de 20 metros cada. Nele serão feitas análises, utilizando os dados obtidos experimentalmente no ensaio de vibração com características aleatórias. O software comercial ARTeMIS Modal será utilizado com o intuito de extrair os parâmetros modais da estrutura, para posteriormente compará-los com os obtidos no modelo numérico, desenvolvido no CSI Bridge.
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