DINÂMICA NÃO LINEAR DE UMA COBERTURA DE BAMBU TENSIONADA

Autores

  • Márcia H. Y. Sato UFABC
  • Reyolando M.L.R.F. Brasil UFABC

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20863

Palavras-chave:

Dinâmica não linea. Não linearidade geométrica, Forças do vento. Bambu.

Resumo

Apresentamos um estudo de dinâmica não linear de uma cobertura de bambu tensionada. Ambas as cargas quase estáticas, tais como peso próprio e pretensão inicial, e as cargas de vento aleatório variando no tempo são consideradas. A integração numérica no passo a passo no tempo é implementada via Diferenças Finitas para resolver as equações diferenciais não lineares do movimento. Como grandes deslocamentos são considerados, e grandes pretensões das forças axiais são aplicadas, a não linearidade geométrica está presente na formulação. Além disso, o comportamento elástico linear do bambu é implementada, baseada em dados experimentais. O trabalho futuro vai implementar natureza aleatória das forças do vento usando uma abordagem vento sintético e comportamento do material não-linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica), NBR 6123:1988, 1988, "Forças devidas ao vento em edificações". ABNT, Rio de Janeiro.

Amaral, J.C., Tamizaki, V.M., Antunes, A.E.B., 2003, “Comportamento do bambu em ensaios de compressão simples”. In: Jornada 2003 de Iniciação Científica e Pós-Graduação da UNESP, Guaratinguetá.

Buchholdt, H.A.,1999, “Introduction to Cable Roof Structures”, Cambridge University Press, Second Edition.

Franco, M., 1993, “Direct Along-Wind Analysis of Tall Structures”, Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, BT/PEF/9303, São Paulo.

Newland, D.E., 1993, “An Introduction to Random Vibrations, Spectral & Wavelet Analysis: Third Edition”, Courier Dover Publications.

Paik, J.K., 1975, “Statistical Analysis of Cable Nets Under Wind Loads”, Ph.D. Thesis, New York University

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Sato, M. H. Y., & Brasil, R. M. (2017). DINÂMICA NÃO LINEAR DE UMA COBERTURA DE BAMBU TENSIONADA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(22), 01–08. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20863

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)