ANÁLISE DE LIGAÇÕES SOLDADAS ENTRE VIGAS DE SEÇÃO “I” E PILARES EM PERFIS TUBULARES

Autores

  • Brendda Santos Rocha PUC-GO
  • Juliano Geraldo Ribeiro Neto PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20757

Palavras-chave:

Seções retangulares. Ligações. Semirrigidez. Método dos elementos finitos. Análise numérica.

Resumo

O estudo da rigidez de ligações presente neste trabalho será desenvolvido a partir de ligações soldadas compostas por vigas em perfis metálicos de seção “I” e pilares tubulares de seção retangular. Para obtenção de resultados, serão realizadas análises numéricas fundamentadas no Método dos Elementos Finitos e modeladas por meio do software comercial ANSYS. Será estudado um modelo de ligação entre viga e pilar de extremidade, considerando o biengastamento das extremidades do pilar, sem a aplicação de carga axial, e a flexão da viga por meio de controle de deslocamento. Como parâmetro de
análise, é adotada uma seção tubular retangular única para o pilar e variada a esbeltez da viga, trabalhando com três diferentes seções de perfil tipo “I” laminado. Foram realizadas análises numéricas e teóricas para verificação da rigidez da ligação, sendo o comportamento semirrígido destas ligações caracterizado por meio das curvas momento-rotação relativa dos modelos. Foi verificado também o deslocamento vertical do modelos, em comparação com as prescrições analíticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIDECT, (2010). Wardenier, J., Packer, J. A., Zhao, X. -L., van der Vegte, G. J. Hollow section in structural applications.

Lu, L. H., 1997. The static strength of I-beam to rectangular hollow section column connections. PhD Thesis. Delft University, Netherlands.

Machado, R. B., 2013. Análise numérica e experimental de ligações soldadas na direção de menor inércia do pilar. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Ouro Preto.

Nunes, T. C., 2012. Análise de ligações metálicas soldadas dentre pilar de seção RHS e viga de seção I. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto.

Reis, S. L. F., 2011. Análise teórico-experimental de ligações metálicas soldadas entre coluna em perfil tubular circular e viga em perfil de seção transversal “I”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Rocha, B. S., & Ribeiro Neto, J. G. (2017). ANÁLISE DE LIGAÇÕES SOLDADAS ENTRE VIGAS DE SEÇÃO “I” E PILARES EM PERFIS TUBULARES. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 254–264. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20757