GERAÇÃO HIDROCINÉTICA DE ENERGIA ELÉTRICA POR PIEZOELETRICIDADE PARA NAVIOS CARGUEIROS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i19.15027Resumo
Com crescentes estudos e pesquisas na busca por energias alternativas e
sustentáveis no setor naval cargueiro, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um sistema que gere energia provida das vibrações provenientes do fluxo hídrico (movimento hidrocinético) através do efeito piezoelétrico instalado externamente no convés de embarcações cargueiras. O efeito piezoelétrico deve transformar as vibrações em energia elétrica para suprir todas ou quase todas as atividades energéticas dos sistemas a bordo, tais como aparelhagem eletrônica e energia elétrica. Essa geração de energia reduzirá no gasto energético global e em custos operacionais do navio e será avaliado através de uma simulação computacional para quantizar o quanto de ganho energético o navio terá com a aplicação e uso do piezoelétrico.
Keywords: Setor naval, Energia sustentável, Vibrações do fluxo hidrocinético, Efeito piezoelétrico, Simulação computacional
Downloads
Referências
Bhattacharyya, R.,1972. Dynamics of Marine Vehicles. Maryland: U.S. Naval Academy.
CCA-IMO. Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional. Anexo VI Marpol e BWM, Brasil.
Fujarra, A. L. C., 2001. Arquitetura Naval. Apostila do Curso de Especialização em Engenharia Naval. São Paulo: USP, v. I.
Fujarra, A. L. C., 2006. Especialização em Engenharia Naval - Módulo 1. Escola Politécnica de Engenharia de São Paulo - Departamento de Engenharia Naval e Oceânica. São Paulo.
Sardinha, A.,2013. Poluição e o Transporte Marítimo. Colecção Mar Fundamental, Lisboa. 34.
Silveira, E.,2010. Eletricidade do Aperto. FAPESP. São Paulo, p. 4.
Trindade, J.,2012. Hidrodinâmica e Propulsão. Engenharia de Máquinas. [S.l.], p. 195.
UNCTAD, 2015. Review of Maritime Transport. UNCTAD - United Nations Conference on Trade And Development, Genebra, n. United Nations, p. 122.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.