ESTUDO DE TRELIÇAS PLANAS E ESPACIAIS UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON E O SOFTWARE VTK
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i27.14448Resumo
Resumo. Cada vez mais se tem construído ferramentas computacionais voltadas para o ensino/aprendizagem de análise de estruturas e, variadas são as opções de linguagens de programação e softwares para computação gráfica (inclusive tipo código aberto) utilizados com esta finalidade. Este trabalho tem por objetivo estudar o comportamento de treliças 2D e 3D no âmbito linear-elástico mediante a construção de um código desenvolvido com a linguagem de programação Python e o pacote numérico NumPy. A formulação dos elementos de barra é descrita. Exemplos extraídos de literaturas conhecidas foram analisados e, na visualização gráfica das respostas obtidas se explorou as funcionalidades do programa Visualization Toolkit (VTK). Comparados os resultados fica comprovada a eficiência dos algoritmos construídos para solução dos problemas estudados. Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Treliça, MEF, Python, NumPy, VTKDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.