Estímulo à participação social em conselhos de saúde por meio de estudantes de medicina
Resumo
O projeto “Fortalecimento da Gestão e Estímulo à Participação Social em Conselhos Regionais de Saúde do Distrito Federal por meio de Estudantes de Medicina e de uma Parceria Estratégica com Profissionais do Programa Família Saudável” foi desenvolvido em junho-dezembro de 2005. As etapas do projeto foram: Diagnóstico da área Areal em Taguatinga-DF e Planejamento Estratégico. O objetivo foi qualificar e ampliar o grau de participação dos conselheiros, tornando mais efetiva a atuação dos Conselhos de Saúde. Diversas metodologias foram utilizadas nas etapas do projeto, sendo que no momento do Diagnóstico da área foram aplicadas a Estimativa Rápida Participativa, a Análise dos dados da Sala de Situação do Centro de Saúde número 05 de Taguatinga e Satisfação do Usuário, avaliada por meio de questionários. A etapa do Planejamento Estratégico resultou da análise dos dados obtidos pelos instrumentos da etapa anterior, sendo realizada a detecção dos principais problemas e proposição de ações para a resolução destes. Os resultados encontrados foram: contraste sócio econômico e cultural, deficiente atenção primária à saúde, educação precária, pavimentação e saneamento básico inadequados. O projeto proporcionou aos estudantes de medicina a inserção na realidade do desafio do controle social em políticas públicas de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).