Sustentabilidade na gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS) em instituições de saúde:
um overview sobre o estado da arte
Palavras-chave:
Enfermagem, Gestão de Resíduos de Serviços de SaúdeResumo
O desenvolvimento da sociedade moderna nas últimas décadas principalmente nos quesitos tecnológico e industrial trouxe um conjunto de melhoria ssignificativas à população no âmbito da saúde, infraestrutura, educação, saneamento básico entre outras. No entanto, o mesmo desenvolvimento que alavanca a qualidade de vida da população, proporciona novos desafios à sociedade moderna como, por exemplo, a grande produção e o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde ”“ RSS. O presente trabalho teve como principal objetivo realizar um levantamento do atual estado da arte sobre o tema sustentabilidade na gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em instituições de saúde brasileiras destacando o papel do enfermeiro junto aequipes multidisciplinares no tratamento do tema. Foram consultadas fontes bibliográficas consolidadas tais como livros, revistas, teses, dissertações, monografias e publicações científicas obtidas via repertórios científicos como Web Of Science, Scientific ElectronicLibrary Online (SciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde(LILACS), desde 2005. Temas como: (i) Legislação Vigente para Área; (ii) Atual Panorama dos RSS no Brasil; (iii) Discussão sobre o Papel do Enfermeiro no Gerenciamento dos RSS ”“ Aspectosgerais, Papel do enfermeiro à luz da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale, Gerenciamento dos RSS: papel do enfermeiro versus custo; (iv) Destinação e Eliminação Adequada para os RSS; e (v) Sustentabilidade Ambiental no Gerenciamentodos RSS foram levantados, investigados e discutidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).