Saúde e absenteísmo docente:

uma breve revisão de literatura

Autores

  • Luciana Souza Spósito Unicesumar
  • Régio Márcio Toesca Gimenes
  • Lúcia Elaine Raniéri Cortez

Palavras-chave:

Absenteísmo, Educação, Inclusão, Professor, Escola

Resumo

Objetivos: Revisar a literatura quanto as possíveis causas do absenteísmo docente.e a influência da atividade docente e os problemas de saúde nesta problemática.Fonte de dados:Foram utilizados artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual em saúde (BVS), que integra várias bases de dados, limitado aos anos de 2003-2013.Síntese dos dados:Estetrabalho caracteriza-se por uma reflexão sobre a educação, inclusão nas escolas, bem como, o papel do professor . Descreve também alguns problemas desaúde que acometem os professores.Aorigem do tema localiza-se na constatação do chamado absenteísmo neste universo profissional e pretende discutir alguns aspectos envolvidos nessa problemática.

Considerações finais: O absenteísmo docente, está relacionado as mais variadas questões, que vão desde o aumento das exigências em relação ao professor, desvalorização social dos professores, baixa remuneração, o despreparo do professor em lidar com os novos arranjos educacionais, problemas vocais, aos problemas de absenteísmo laboral que envolve o esgotamento, o estresse, a ansiedade e outros problemas de comportamento. O adoecimento do professor pode gerar inúmeras licenças médicas, fazendo com que este profissional se ausente das salas de aula gerando diversos prejuízos econômicos e educacionais no sistema educacional brasileiro

Descritores: Absenteísmo, Educação, Inclusão, Professor, Escola

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Biografia do Autor

Luciana Souza Spósito, Unicesumar

Luciana Souza Spósito 39 anos, enfermeira e professora de Curso Técnico em Enfermagem. Solteira, mãe de uma filha de 17 anos. Formação: Ensino Superior Completo. Curso de Enfermagem e Obstetrícia Entidade: Centro de Estudos Superiores de Londrina ”“ CESULON, concluído em 19 de dezembro 1998   TÍTULOS ACADÊMICOS    MESTRANDA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROMOÇÃO DA SAÚDE NA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE ”“ PPGPS. Entidade: CESUMAR ”“ Centro Universitário de Maringá. Período: desde fevereiro de 2012.   CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM “ENFERMAGEM OBSTÉTRICA” Entidade: UNIFIL ”“ Centro Universitário Filadélfia. Período:12 de março de 2004 à 18 de dezembro de 2004. Carga horária:420 horas.   CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: ENFERMAGEM Entidade: Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade Estadual de Londrina ”“ UEL. Carga Horária: 660 horas CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM “VIGILÂNCIA EM SAÚDE” Entidade: FAP ”“ Faculdade de Apucarana. Período: 26 de junho de 2005 à 30 de outubro de 2006. Carga horária: 510 horas.   CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM “SAÚDE COLETIVA E SAÚDE DA FAMÍLIA” versão 2010/2011. Entidade: UNIFIL ”“ Centro Universitário Filadélfia. Período:26 de março de 2010  Ã  02 de abril de 2011. Carga horária: 360 horas.

Régio Márcio Toesca Gimenes

Doutor do Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar_Maringá-PR.

Lúcia Elaine Raniéri Cortez

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar_Maringá-PR.

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Spósito LS, Gimenes RMT, Cortez LER. Saúde e absenteísmo docente:: uma breve revisão de literatura. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 26º de dezembro de 2024];5(3):pag. 2096-2114. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/694

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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