Indicadores para avaliar a assistência farmacêutica municipal

Um olhar direcionado para a região amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v14i1.47262

Palavras-chave:

Indicadores de Saúde;, Região Amazônica; , Assistência Farmacêutica; , Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Esse manuscrito descreve as etapas de adaptação e validação de indicadores para avaliação da Assistência Farmacêutica municipal na região amazônica. Considerar o contexto dos municípios em avaliações indica o reconhecimento de suas particularidades aumentando a consistência e legitimidade da avaliação. Os indicadores passaram validação de conteúdo em duas etapas: consulta aos especialistas e oficina de consenso. Participaram representantes de dois municípios do estado do Pará, da 9°Regional de Saúde do Estado, instituições formadoras da região e pesquisadores da área. Foram feitas adaptações quanto ao contexto, atualização da legislação e síntese de alguns pontos para aumentar a clareza das análises. Destaca-se a inclusão das unidades de saúde ribeirinhas e fluviais no objeto de estudo; nos indicadores logísticos, a verificação de adequações na programação e aquisição de medicamentos considerando as distâncias e estações sazonais, e diferenças na distribuição entre as unidades de áreas urbanas, rurais e ribeirinhas. Além disso, incluiu um indicador que avalia a existência de ações de saúde relacionadas às práticas tradicionais da população. As discussões na oficina pautaram a importância de contemplar o impacto do fator amazônico na logística e acessibilidade da Assistência Farmacêutica. Este processo e permite análises adequadas para subsidiar o planejamento de ações visando superar as fragilidades da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilvia Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, 2017). Especialista em Saúde Coletiva pela Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da Ufopa (2020). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGASFAR- UFSC), Preceptora de Farmácia Hospitalar e Professora no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e, Docente Colaboradora da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família (UFOPA). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, assistência farmacêutica, cuidado farmacêutico, controle social e atenção primária a saúde

Mareni Rocha Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestre em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e Doutora em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.) pelo Instituto de Química Farmacêutica da Universidade de Bonn, Alemanha (1991). Pós-Doutorado na University of Health and Life Sciences (UMIT) em Hall in Tirol, Áustria (2011). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Serviços Farmacêuticos. Oriento mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Farmácia (UFSC) e em Assistência Farmacêutica - Associação de IES. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área de Assistência Farmacêutica no serviço público de saúde. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica - modalidade EAD, edição 2010-2015 e fui Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família UFSC / PMF. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão junto à Farmácia Escola da UFSC. Coordena o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para a qualificação de setores vinculados à Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado da Saúde ? COJUR/SES/SC.

Silvana Nair Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Farmaceutica, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo com pós-doutorado na Division of Pharmacy Policy and Practice da University of Nottingham (Inglaterra). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina e orientadora nos PPG Ciências Farmacêuticas da Universidade de Brasília e do PPG em Farmácia da UFSC. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica Associação de IES. Membro do Grupo de Pesquisa em Politicas e Serviços Farmacêuticos, coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos, dirigente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR). Editor Associado da Pharmacy Education journal. Membro do Workforce Development Hub Leads e do Academic Institutional Membership (AIM) Advisory Group da Federacao Internacional de Farmaceuticos (FIP). Membro do American Acreditation Council for Pharmacy Education - ACPE?s International Services Program Advisory Group. Membro tiular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) - Ministério da Saúde

Marina Raijche Mattozo Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Farmácia-Bioquímica, habilitação Análises Clínicas (2001 e 2004). Mestre e Doutora em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007 e 2016). Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, saúde pública, triagem neonatal, métodos de análise e prevenção de doenças cardiovasculares. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas/UFSC e Professora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Politicas e Serviços Farmacêuticos e da Comissão de estágios do Curso de Farmácia. Tutora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (HU) e Diretora Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (Regional SC)

Referências

Bermudez, JAZ. Acesso e uso de medicamentos para hipertensão arterial no Brasil. Rev. Saude Public. Cad. Saúde Pública 2017; 33(9):e00123117.

Oliveira, LCF; Nascimento, MAA; Lima, IMSO. O acesso a medicamentos em sistemas universais de saúde – perspectivas e desafios. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 5, dez 2019; p. 286-298.

Cardoso, LS de M; Teixeira, RA; Ribeiro, ALP; Malta, DC. Mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis nos municípios brasileiros, nos triênios de 2010 a 2012 e 2015 a 2017. Rev. Bras. Epidemiol. 2021; 24: e210005.supl.1.

Mengue, SS; Bertoldi, AD; Ramos, LR et al. Acesso e uso de medicamentos para hipertensão arterial no Brasil. Rev. Saúde Pública 2016;50(supl 2):8s.

Lima, JG; Giovanella, L; Bousquat, A et al. Barreiras de acesso à Atenção Primária à Saúde em municípios rurais remotos do Oeste do Pará. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, 2022, e00616190. https://doi.org/10.1590/1981-7746-ojs616.

Couto, RCS. Saúde e ambiente na Amazônia brasileira. Novos Cadernos NAEA. v. 23, n. 3, p. 167-178, set-dez 2020, ISSN 1516-6481 / 2179-7536.

Lima, LL; D’Ascenzi, L. Implementação e avaliação de políticas públicas: intersecções, limites e continuidades. In: Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil /organizadora, Gabriela Lotta. -- Brasília: Enap, 2019. 324 p.

Leite, SN et al. Gestão da Assistência Farmacêutica: proposta para avaliação no contexto municipal: a experiência em Santa Catarina 2015/ Silvana Nair Leite (orgs.) ... [et al.]. –Florianópolis: Editora da UFSC, 2015. 167 p.

Guimarães, M do CL. Indicadores para avaliar a gestão descentralizada da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: Um modelo em construção. Resumo executivo projeto de pesquisa, 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Santarém e Rurópolis. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santarem/panorama e https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/ruropolis/panorama. Acesso em 20/05/2022.

Santos, IO; RABELLO, RED; CÔRREA, RG et al. Avanços e desafios na saúde das populações ribeirinhas na região amazônica: uma revisão integrativa. Rev. APS. 2021; 24(Supl 1): 185 – 99.

Faraco, EB; Rover, MM; Farias, MR et al. Desenvolvimento de um protocolo de indicadores para avaliação nacional da capacidade de gestão da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde. Rev. Adm. Saúde (On-line), São Paulo, v. 20, n. 78: e204, jan. – mar. 2020, Epub 16 jan. 2020. http://dx.doi.org/10.23973/ras.78.204.

Bernardo, NLM da C; Soares, L; Leite, SN. A Sociotechnical Approach to Analyze Pharmaceutical Policy and Services Management in Primary Health Care in a Brazilian Municipality. Pharmacy 2021, 9, 39. https://doi.org/10.3390/pharmacy9010039.

Rover, MRM; Vargas-Pelaez, CM; Faraco, EB; Farias, MR; Leite, SN. Avaliação da capacidade de gestão do componente especializado da assistência farmacêutica. Ciencia Saúde Coletiva 2017; 22(8):2487-2499.

Vieira-da-Silva, LM; Furtado, JP. A avaliação de programas de saúde: continuidades e mudanças. Cad. Saúde Pública 2020; 36(9):e00237219.

Humphreys, K; Mcllelan, AT. A policy-oriented review of strategies for improving the outcomes of services for substance use disorder patients, Addiction, v.106, n.12, p.2058-66, 2011.

Torres, ASF; Brito, ML; Costa, BWB et al. A institucionalização da assistência farmacêutica no município de Ananindeua, Pará. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, e576101422368, 2021.

Ferreira, TLS; Silva, TCM; Costa, BWB et al. Institucionalização da assistência farmacêutica no município de Augusto Corrêa, Pará. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e22611225610, 2022.

Downloads

Publicado

11-09-2023

Como Citar

1.
Silva Gomes I, Rocha Farias M, Nair Leite S, Raijche Mattozo Rover M. Indicadores para avaliar a assistência farmacêutica municipal : Um olhar direcionado para a região amazônica. Rev. G&S [Internet]. 11º de setembro de 2023 [citado 28º de abril de 2024];14(1):21-36. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/47262

Edição

Seção

Artigos Originais