A interdisciplinaridade no grupo tutorial primeiro de maio ”“ PET-saúde

Autores

  • Francinne Louise Teixeira Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Pimentel Garuba Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudia Lins Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Moreira Pereira
  • Mario César Brandão Quintão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Abrantes Cândido
  • Wellington Ubiratan da Silva Junior

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Atenção primária à Saúde, Atenção à Saúde

Resumo

O novo paradigma de saúde aponta para a necessidade de novas abordagens, para a produção do conhecimento científico e da intervenção prática com o objetivo de vislumbrar o ser humano como um ser integral através da interdisciplinaridade no trabalho em saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem o intuito de preparar profissionais para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população permitindo a atuação acadêmica interdisciplinar no cenário de prática. O presente artigo visa descrever a experiência dos acadêmicos no Grupo Tutorial PET-Saúde Primeiro de Maio, após desenvolverem atividades coletivas favoráveis à troca e à integração entre os saberes e práticas. O PET-Saúde tem promovido, através desta construção coletiva e humanizada do conhecimento, o estímulo à opinião do outro, a escuta, o diálogo e a humildade para potencializar a ação interdisciplinar. Dessa forma, a experiência interdisciplinar no cenário de prática, através de um processo de discussão-ação-reflexão- transformação, contribui ativamente para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e políticas de saúde do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinne Louise Teixeira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG

Camila Pimentel Garuba, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG

Cláudia Lins Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Clínica, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de  Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde ”“ PET-Saúde.

Juliana Moreira Pereira

Especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia aplicada à Ortopedia, Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-Saúde.

Mario César Brandão Quintão, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG.

Simone Abrantes Cândido

Especialista em Saúde da Família com ênfase em Saúde Pública e em Terapia Ocupacional em Gerontologia, Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-S

Wellington Ubiratan da Silva Junior

Graduando em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Reis FLT, Garuba CP, Cardoso CL, Pereira JM, Quintão MCB, Cândido SA, et al. A interdisciplinaridade no grupo tutorial primeiro de maio ”“ PET-saúde. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];5(2):pag. 595-610. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/453

Edição

Seção

Relatos de Experiências