A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial:

relato de experiência

Autores

  • Marina Soares Bernardes Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
  • Maria Paula Panúncio Pinto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP
  • Luzia Iara Pfeifer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Amanda Mota Pacciulio Sposito HC-FMRP-USP
  • Mariana Oliveira Leite Silva Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Humanização, Ambulatório, Terapia ocupacional

Resumo

É brincando que a criança desenvolve habilidades essenciais para garantir o desempenho de papéis e atividades, tornando-se essencial a manutenção do brincar em diversos contextos. Este trabalho pretende descrever e discutir as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional em brinquedotecas ambulatoriais. Trata-se de um relato de experiência da atuação de acadêmicas de Terapia Ocupacional, em brinquedotecas ambulatoriais, fundamentado na análise dos relatórios referentes à prática de estágio na Atenção à Criança e ao Adolescente, nos quais são registrados gênero e idade dos participantes, objetivos da intervenção, descrição das atividades, estratégias utilizadas e resultados observados. A proposta da criação de brinquedotecas em ambulatório se constitui como uma alternativa para humanizar o atendimento à criança com oferta de ambiente seguro e acolhedor, e a atuação do terapeuta ocupacional mostra-se adequada e eficiente, por ser profissional conhecedor e mediador das ações humanas, empregando seu conhecimento para viabilizar vivências importantes no âmbito do desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e de comunicação entre as crianças que frequentam o local. O estudo permitiu reafirmar as brinquedotecas ambulatoriais como espaços lúdicos e transformadores, capazes de gerar aprendizado e aperfeiçoar os mais diversos aspectos humanos, tornando, assim, a criança ativa e sujeito de suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Soares Bernardes, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Acadêmica de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP

Maria Paula Panúncio Pinto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP

Docente do curso de Terapia Ocupacional da FMRP-USPDepartamento de Neurociências e Ciências do ComportamentoLaboratório de Ensino e Pesquisa em TErapia Ocupacional, Infância e Adolescência

Luzia Iara Pfeifer, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ”“ USP. Doutora em Educação (UFSCar)

Amanda Mota Pacciulio Sposito, HC-FMRP-USP

Terapeuta Ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ”“ USP. Enfermaria de Oncologia Pediátrica e Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas.

Mariana Oliveira Leite Silva, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Acadêmica de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Bernardes MS, Panúncio Pinto MP, Pfeifer LI, Pacciulio Sposito AM, Silva MOL. A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];5(2):pag. 582-594. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/451

Edição

Seção

Relatos de Experiências