Percepção dos agentes comunitários de saúde acerca da saúde do homem em Juazeiro do Norte-CE
Palavras-chave:
Atenção primária de saúde, Saúde do homem, Agentes comunitários de saúdeResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) acerca da saúde do homem. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e abordagem qualitativa desenvolvida com ACS’s do município de Juazeiro do Norte ”“ Ceará. Resultados: Os dados foram agrupados em categorias e subcategorias, onde se observaram que os ACS’s ainda tem a mulher como foco principal de cuidado e que a população masculina não é abordada rotineiramente devido à recusa destes a informação, o trabalho, a cultura machista e os horários de funcionamento das unidades de saúde. Contudo, os ACS’s desenvolvem estratégias para lidar com esse público, como: educação em saúde a domicílio, acolhimento e busca ativa em horários diferenciados. Conclusões: Admite-se então, a importância da abordagem do ACS para articular práticas de prevenção, promoção e assistência a saúde do homem.
Palavras - chave: atenção primária de saúde, saúde do homem, agentes comunitários de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).