Percepção dos acadêmicos do curso de odontologia sobre o uso do portfólio como método avaliativo.
Palavras-chave:
Educação, Ensino, Pesquisa em saúdeResumo
O portfólio é apontado como método inovador da aprendizagem que permite fazer o registro das reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, favorecendo o aprendizado efetivo das experiências vivenciadas. O presente estudo possui como objetivo descrever a experiência do uso do portfólio como método de avaliação de aprendizagem em estudantes de Odontologia e avaliar a percepção dos estudantes sobre o método. Pesquisa do tipo quantitativa, descritivo. A pesquisa foi realizada no curso de Odontologia da UFC- Campus Sobral. Foi aplicado um questionário contendo dez perguntas aos 23 acadêmicos do sétimo semestre do curso de Odontologia da UFC-Sobral que cursaram os módulos de Saúde Coletiva III no período de 2011.2 e tiveram como um dos métodos avaliativo a construção do Portfólio. O portfólio foi definido pelos alunos como um relatório reflexivo das atividades desenvolvidas na teoria e na prática, sendo um método de avaliação bem aceito pelos acadêmicos. Foi possível perceber que o método de avaliação foi eficiente no seu propósito, levando os acadêmicos a desenvolver uma visão crítica sobre a temática desenvolvida em sala de aula e o um método facilitador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).