Percepção dos acadêmicos do curso de odontologia sobre o uso do portfólio como método avaliativo.

Autores

  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antônia Edênia Oliveira Norte Universidade Federal do Ceará - UFC Campus de Sobral. Prefeitura Municipal de Uruoca - CE.
  • Sthefane Gomes Feitosa Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral.
  • Thiago Pelúcio Moreira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Mariana Ramalho de Farias Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral.
  • Ana Karine Macedo Teixeira Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Pesquisa em saúde

Resumo

O portfólio é apontado como método inovador da aprendizagem que permite fazer o registro das reflexões e impressões sobre a disciplina ou curso, favorecendo o aprendizado efetivo das experiências vivenciadas.  O presente estudo possui como objetivo descrever a experiência do uso do portfólio como método de avaliação de aprendizagem em estudantes de Odontologia e avaliar a percepção dos estudantes sobre o método. Pesquisa do tipo quantitativa, descritivo. A pesquisa foi realizada no curso de Odontologia da UFC- Campus Sobral. Foi aplicado um questionário contendo dez perguntas aos 23 acadêmicos do sétimo semestre do curso de Odontologia da UFC-Sobral que cursaram os módulos de Saúde Coletiva III no período de 2011.2 e tiveram como um dos métodos avaliativo a construção do Portfólio. O portfólio foi definido pelos alunos como um relatório reflexivo das atividades desenvolvidas na teoria e na prática, sendo um método de avaliação bem aceito pelos acadêmicos. Foi possível perceber que o método de avaliação foi eficiente no seu propósito, levando os acadêmicos a desenvolver uma visão crítica sobre a temática desenvolvida em sala de aula e o um método facilitador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Universidade Federal do Ceará - UFC

Acadêmico de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Monitor do Programa de Iniciação à Docência em Saúde Coletiva.

Antônia Edênia Oliveira Norte, Universidade Federal do Ceará - UFC Campus de Sobral. Prefeitura Municipal de Uruoca - CE.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral.

Thiago Pelúcio Moreira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ”“ UFRN. Professor Adjunto II do Curso de Odontologia. Universidade Federal da Paraíba ”“ UFPB. Centro de Ciências da Saúde ”“ Campus I, Cidade Universitária, CEP: 57.045-070, João Pessoa ”“ PB. Fone: (88) 3216 7200.

Mariana Ramalho de Farias, Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral.

Cirurgiã-Dentista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará ”“ UECE. Professora Assistente I do Curso de Odontologia. Universidade Federal do Ceará ”“ UFC. Campus de Sobral. Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, - CEP: 62.010-560, Centro, Sobral-CE. Fone: (88) 3613 2603.

Ana Karine Macedo Teixeira, Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Sobral

Cirurgiã-Dentista. Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará ”“ UFC. Professora Assistente II do Curso de Odontologia. Universidade Federal do Ceará ”“ UFC. Campus de Sobral. Rua Coronel Estanislau Frota, s/n, - CEP: 62.010-560, Centro, Sobral-CE. Fone: (88) 3613 2603.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Cavalcante Maciel JA, Oliveira Norte AE, Feitosa SG, Moreira TP, de Farias MR, Teixeira AKM. Percepção dos acadêmicos do curso de odontologia sobre o uso do portfólio como método avaliativo. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(2):pag. 279-289. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/428

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa