Uma revisão da literatura sobre avaliação e saúde mental, a partir da biblioteca virtual em economia da saúde:

resultados e desafios

Autores

  • Carla Estefania Albert Pontificia Universidade Catolica do RS
  • Helena B. K. Scarparo
  • Alice Hirdes

Palavras-chave:

Avaliação, Serviços de saúde mental, Revisão da literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de publicações sobre avaliação dos serviços de saúde mental, a partir das bases de uma biblioteca virtual, sem limite cronológico. Delineamento e Método: Revisão de literatura, a partir de uma busca por textos na base de dados da BVS de Economia da Saúde, nos idiomas espanhol, português e inglês. Foram determinados critérios preliminares de inclusão e exclusão para identificar estudos relevantes, empregando os descritores avaliação AND saúde mental; evaluation AND mental health, assessment AND mental health; evaluación AND salud mentalResultado: Foram encontrados 48 textos dos quais 21 foram excluídos. O principal assunto das publicações foi à verificação dos custos face ao tipo de serviço e, entre as publicações mais recentes, face ao tipo de tratamento do sofrimento psíquico. Conclusões: Como facilitadora das pesquisas na área da Economia da Saúde, a BVS ECO deve permitir maior acesso a publicações com livre acesso, além rever a classificação e inclusão de publicações na sua base. Em relação as produções, nota-se uma tendência de artigos ao longo do tempo, com maior detalhamento de metodologias e objetivos fronteiriços entre a avaliação em saúde e a avaliação econômica em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Estefania Albert, Pontificia Universidade Catolica do RS

Na PUCRS, interessa-se por pesquisas no âmbito da Políticas Públicas (construção, monitoramento e avaliação), Economia da Saúde, Economia Pública, Economia Institucional e Economia&Direito. Na área da economia pública estuda e tem interesse em eqüidade e recursos, transferências federais-estaduais, políticas públicas e programas do MDS, Min. Cidades, Min. Justiça, Min. Meio Ambiente. Orientou TCCs e ministrou aulas de economia e comércio exterior, dentro da temática de exportação, importação, logística e planejamento estratégico.

Helena B. K. Scarparo

Doutora em Psicologia (PUCRS), Mestre em Educação (PUCRS), Bacharel em Psicologia (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação de Psicologia da PUCRS.

Alice Hirdes

Doutoranda em Psicologia Social, Mestre em Enfermagem (UFSC), Bacharel em Enfermagem (UFPEL). ). Bolsista ProBolsa. PUCRS.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Albert CE, Scarparo HBK, Hirdes A. Uma revisão da literatura sobre avaliação e saúde mental, a partir da biblioteca virtual em economia da saúde:: resultados e desafios. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 6º de outubro de 2022];5(1):pag. 229-252. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/424

Edição

Seção

Artigos de Revisão