Educação médica ”“

Interdisciplinaridade à luz da andragogia

Autores

  • Viviane Peterle Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Emmanuelle Monique Maciel de Oliveira Baracho
  • Rivadávio Fernandes Batista de Amorim Enfermeiro. Doutor ”“ Coordenador/PET-Saúde. Professor Titular do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília.
  • Celeste Aída Nogueira Silveiraceleste@unb.br
  • Tiago Araújo Coelho de Souza
  • Suderlan Sabino Leandro

Resumo

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) encontram-se articulados com a perspectiva de reorientar a formação profissional. Deste modo, busca-se a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Uma das premissas fundamentais é fortalecer a integração ensino-serviço tendo a Estratégia Saúde da Família, onde a atuação está pautada nos princípios da integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde, como espaço para o desenvolvimento de ações numa abordagem integral do processo saúde-doença. Este artigo apresenta a experiência dos autores como preceptores e tutores de projetos e ações do PET Saúde /Distrito Federal em parceria com a Universidade de Brasília na visão interdisciplinar do desenvolvimento das ações. Ao expor os aspectos facilitadores das estratégias de enfrentamento, bem como aqueles que as dificultam, suscita-se a reflexão sobre a concepção da educação médica integrando ensino e serviço à luz da Andragogia, que considera a experiência profissional como elemento fundamental dos métodos educativos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Peterle, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Médica da Secretaria de Saúde do Distrito federal. Docente de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Peterle V, Oliveira Baracho EMM de, de Amorim RFB, Silveiraceleste@unb.br CAN, Coelho de Souza TA, Leandro SS. Educação médica ”“: Interdisciplinaridade à luz da andragogia. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];5(1):pag. 137-155. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/418

Edição

Seção

Relatos de Experiências