Educação médica ”“
Interdisciplinaridade à luz da andragogia
Resumo
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) encontram-se articulados com a perspectiva de reorientar a formação profissional. Deste modo, busca-se a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Uma das premissas fundamentais é fortalecer a integração ensino-serviço tendo a Estratégia Saúde da Família, onde a atuação está pautada nos princípios da integralidade, equidade e universalidade do Sistema Único de Saúde, como espaço para o desenvolvimento de ações numa abordagem integral do processo saúde-doença. Este artigo apresenta a experiência dos autores como preceptores e tutores de projetos e ações do PET Saúde /Distrito Federal em parceria com a Universidade de Brasília na visão interdisciplinar do desenvolvimento das ações. Ao expor os aspectos facilitadores das estratégias de enfrentamento, bem como aqueles que as dificultam, suscita-se a reflexão sobre a concepção da educação médica integrando ensino e serviço à luz da Andragogia, que considera a experiência profissional como elemento fundamental dos métodos educativos.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).