Impacto da Pandemia COVID-19 no Sistema Público de Saúde em Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v12i01.37724Palavras-chave:
pandemia, Sistema Público de Saúde, Brasil, PortugalResumo
No dia 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto da doença COVID-19 causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional. A 11 de março, a OMS qualificou-a como uma pandemia internacional, dado o número de países em que a mesma já havia sido registada e atenta a sua rápida propagação mundial. No Brasil, o primeiro caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus foi anunciado pelo Ministério da Saúde em 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo; em Portugal foi, na primeira quinzena de março, que se registou o primeiro caso de doença, quando o Brasil já conta com cerca de 40 casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Gestão & Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).