Implantação de um sistema de custeio híbrido em uma clínica de saúde no Ceará

Autores

  • Maxweel Veras Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Maiara Musy Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Marcelo Elias Oka de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Manuelle Soares Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Larissa Queiroz Lima Verde Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Gestão, Administração

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a aplicação de uma sistemática de custeio híbrida em uma clínica de saúde, onde são realizados exames médicos e são disponibilizados consultórios médicos para aluguel, utilizando o Activity-Based Costing (ABC) e a filosofia de custeio por absorção. Para a obtenção dos custos dos exames médicos da clínica foi utilizada a metodologia adaptada da sistemática ABC e para o custeio das salas a serem locadas por outros profissionais foi utilizada a metodologia de custeio por absorção. Na implementação desse sistema, os custos indiretos foram divididos entre os exames e os consultórios com base em vários critérios de apropriação. Foram levantadas todas as atividades ligadas diretamente aos procedimentos executados, assim como aquelas que se relacionam indiretamente com os objetos de custeio. Posteriormente, foi calculado o custo unitário das atividades, sendo obtidos os custos dos dez procedimentos realizados pela empresa. O sistema híbrido foi finalizado com o rateio dos custos indiretos por absorção a cada sala e a obtenção do seu custo de disponibilização.

 

Descritores: Custos de Cuidados de Saúde; Custos e Análise de Custo; Exames Médicos; Aluguel de Propriedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxweel Veras Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Administração Financeira pela Universidade Federal da Paraíba . Atualmente, é Professor Associado 2 do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, exercendo, atualmente (gestão 2015-2017), a função de Chefe do Departamento de Engenharia de Produção - DEPRO/CT/UFC, Professor e atual Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior - POLEDUC da Universidade Federal do Ceará e Professor do Mestrado Acadêmico em Logística e Pesquisa Operacional - GESLOG. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Empresas, com ênfase em Gestão de Custos, Finanças, Avaliação de Desempenho , Planejamento Estratégico e Organização de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de custos e formação de preço, Gestão financeira e Avaliação de desempenho estratégico e Organização de empresas.

Maiara Musy Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, curso do Departamento de Engenharia de Produção Mecânica (DEPRO), com previsão de término para dez/2017. Ex-presidente da empresa júnior do curso, integrante do Grupo de Engenharia Econômica (GEE) e do Centro de Empreendedorismo do Centro de Tecnologia UFC. Realizou projetos nas áreas de Análise de Custos e Planejamento Estratégico.

Marcelo Elias Oka de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Ex-bolsista de Extensão nos projetos "Aplicação de técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção na resolução de problemas de micro e pequenas empresas do estado do Ceará" e "Centro de Empreendedorismo". Participante do Grupo de Engenharia Econômica - GEE. Diretor de Projetos da Proativa Jr., empresa júnior do curso durante o ano de 2014. Atualmente estagiário na Companhia Energética do Ceará - Coelce

Manuelle Soares Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica de Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com previsão de término para 2017. É bolsista do Programa de Ensino Tutorial de Engenharia de Produção e membro do Grupo de Engenharia Econômica. Foi Diretora Presidente da Empresa Jr. do curso, a Proativa Jr. Atuou como consultora associada de organizações, participando de projetos de consultoria voltados para estruturação organizacional e industrial de empresas.

Larissa Queiroz Lima Verde, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica de Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com previsão de término para 2017.2. Foi Diretora de Marketing da Empresa Jr. do curso, a Proativa Jr., onde atuou também como consultora em um projeto de Manufatura Enxuta. Atualmente, é bolsista do Programa de Ensino Tutorial (PET) de Engenharia de Produção e membro do Grupo de Engenharia Econômica.

Referências

1. Martins E. Contabilidade de Custos. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
2. Arashiro LA. Gestão do custo hospital: estudos de caso do município de São Paulo [dissertação na internet]. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúvio Vargas; 2004. Disponível em:http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2356/42986.pdf?sequence=2.
3. Kremer AW, Borgert A, Richartz F. Desenvolvimento de um modelo de custeio híbrido para empresas prestadoras de serviço por encomenda. Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2012; 11(31):57-71.
4. Borgert A, Silva MZ. Método de custeio híbrido para gestão de custos em uma empresa prestadora de serviços. In: IX Congresso Internacional de Custos; 2005 nov. 28-30; Florianópolis.
5. Belli AP, Andruchechen JR, Richartz F, Borgert A. Estruturação de um sistema de custeio híbrido em uma empresa prestadora de serviços de colheita florestal. Custos e @gronegócio on line [periódico na internet]. 2013; 9(3):174-195. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v9/custeio.pdf.
6. Beuren IM, Oliveira HV. Mensuração das atividades empresariais: custeio baseado em atividades x método da unidade de esforço de produção [monografia na internet]. Santa Catarina: Centro Sócio-Econômico; 1996. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/108960/CCN0383-M.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
7. Nakagawa M. ABC: custeio baseado em atividades. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
8. Bruni AL, Famá R. Gestão e Custos e Formação de Preços: com aplicação na calculadora HP12C e Excel. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
9. Martins D. Custos e orçamentos hospitalares. São Paulo: Atlas, 2000.
10. Kaplan RS, Anderson SR. Time-driven activity-based-costing. Havard Business Review [serial on the internet]. 2004. Available from: https://hbr.org/2004/11/time-driven-activity-based-costing.
11. Martins E. Contabilidade de custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
12. Wernke R. Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2006.
13. Dubois A, Kulpa L, Souza LE. Gestão de Custos e Formação de Preços. Editora Atlas, 2009.
14. Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carloskaplan. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
15. Urdan FT, Urdan AT. Gestão do composto de marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2013.
16. Souza MA, Diehl CA. Gestão de custos: uma abordagem integrada entre contabilidade, engenharia e administração. São Paulo, Atlas: 2009.
17. Crepaldi SA. Curso básico de contabilidade de custos. 5ª ed. São Paulo: Atlas,2010.

Downloads

Como Citar

1.
Rodrigues MV, Araújo MM, Lima MEO de, Rodrigues MS, Verde LQL. Implantação de um sistema de custeio híbrido em uma clínica de saúde no Ceará. Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 23º de abril de 2024];8(2):363-76. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3733

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde