Experiências de gestão hospitalar realizadas em Portugal:

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Universidade de Lisboa
  • Andreia Afonso de Matos Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Palavras-chave:

Administração Hospitalar: Eficiência, Eficácia, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Em Portugal na década de 90 foram encontrados problemas nos resultados da gestão hospitalar como a ineficiência, o aumento de custos, o desperdício e a baixa produção dos serviços de prestação de cuidados. Perante os factos, o Governo foi obrigado a proceder a uma profunda reforma. Seguindo o modelo europeu da New Public Management foram repensadas as práticas de administração reforçando o poder e a responsabilidade dos gestores e o formato jurídico. Todas essas questões tinham como objetivo o reforço da eficiência, da produtividade, o aumento dos ganhos em saúde e da satisfação dos pacientes. No entanto, para equacionar qual o modelo a aplicar em todo o país, foram desenvolvidas experiências piloto considerando a concessão a entidades privadas, o modelo de gestão integrado de cuidados hospitalares com atenção primária e ainda o modelo de gestão empresarial. Neste artigo, faz-se uma revisão da literatura sobre cada modelo testado, com o objetivo de os comparar, analisando qual a opção mais adequada à busca da eficiência. Em conclusão, se verificou que a opção pelo modelo de gestão empresarial foi a que oferecia a melhor resposta para a melhoria dos resultados, o que vai ao encontro da decisão política que optou por esse modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Universidade de Lisboa

Doutor em Administração da Saúde pelo Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

Health Management, productivity and efficiency research no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Assessor do Ministro da Saúde (Portugal)

Andreia Afonso de Matos, Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Doutoranda em Administração da Saúde no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

30-05-2017

Como Citar

1.
Nunes AM, Matos AA de. Experiências de gestão hospitalar realizadas em Portugal:. Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 19º de abril de 2024];8(2):284-301. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3728

Edição

Seção

Artigos Originais